06 técnicas de copy para posts nas redes sociais
- Priscila Lemes Marques
- 8 de mar. de 2022
- 4 min de leitura
Se você já pesquisou alguma vez ‘Como vender mais nas redes sociais’ ou ‘Como divulgar minha loja nas redes sociais’, com certeza você se deparou com os termos “Copywriting”, “Copy” ou algo relacionado ao tema.
E aqui vou te ensinar 06 técnicas poderosas e bastantes simples de aplicar em seus posts para vender mais através das redes sociais.
#01 Escreva como se estivesse conversando
Parece bobo, mas muita gente comete o engano de se engessar enquanto escreve para redes sociais.
Ou escreve títulos, legendas, faz vídeos como se fosse um robô conversando ou enche o texto de emojis, pontuações mal colocadas e hashtags que atrapalham a leitura.
As duas formas dificultam o seu público de entender o que você está dizendo e de se aproximar de você.
Tirando o Robô Ed da época do MSN, você engajaria uma conversa com uma empresa que fosse super mecânica e distante?
Então, pense na forma que você faria se fosse fazer um atendimento presencial, de preferência como você explicaria aquelas informações do conteúdo, da oferta, do produto para um amigo próximo.
Dessa forma, seus textos sempre serão os mais claros possíveis e, como consequência, as conversões serão maiores.
#02 Foco na persona
A gente se empolga falando do nosso trabalho?
Claro que sim, mais ainda se for algo que amamos fazer. Mas segura a onda aí que vender nas redes sociais não é sobre a sua paixão, é sobre atender às necessidades da persona.
Definir uma persona, estudar seu comportamento, gostos, preferências e formas de consumo é o primeiro passo para vender mais.
Portanto, quando for escrever um conteúdo, postar uma foto do seu produto, lembre-se de despertar o desejo da persona para saber mais sobre aquilo com foco no que ela sente.
Ex.: Na loja tem essa camisa rosa linda, feita de tecido X, comprada da marca Y.
Pode se transformar em
“Sabe aquele encontro casual no barzinho que você esperou a semana toda? Combina com esta camisa linda, despojada e que faz o seu estilo.
Com tecido X, ela não amassa e seca bem rapidinho. Além de estilosa, você vai ter uma rotina super prática com as peças desta marca.
- Camisa XYZ: R$000,00.
Garanta seu próximo look bafônico chamando aqui no direct.”
Percebe que são as mesmas coisas escritas, só que de forma mais atrativa para quem está lendo?
Você está vendendo uma camisa. E daí? Várias lojas fazem isso. Mas a camisa ideal para aquele momento da cliente e que ainda facilita a vida dela aí já é outra história...

#03 Não tenha medo de vender
Criou-se uma atmosfera em torno do “vendedor”, do “vender” de que é algo ruim, impertinente e que força o cliente a fazer algo que ele não quer.
Mas não é bem assim que a banda toca.
Vender é bom e é necessário para atender às nossas demandas de mercado. E, se você não está vendendo nada ilegal, nem está oferecendo um mau negócio aos clientes, não tem porque temer.
É só oferecer.
Não tenha medo. Divulgue quantas vagas tem para o seu curso, quantas peças tem disponíveis daquela blusa, quantos serviços você vendeu no mês que passou...
Fale e venda o que você faz.
Há muitos empreendedores que preparam o terreno, publicam muitos conteúdos, tiram dúvidas dos seguidores, fazem toda jornada e não oferecem seus produtos.
O que acontece é que outras pessoas vem, oferecerem e levam sem fazer esforço algum o cliente que estava pronto para comprar de você.
#04 Aposte no poder das histórias
Conte histórias de seus clientes, amigos, concorrentes [desde que não mencione nomes e nem seja antiético] e a sua própria história.
Use essas jornadas como forma de mostrar ao cliente que ele pode e vai superar junto com você o obstáculo que ele enfrenta atualmente.
Mostre através das histórias o que o cliente tem a perder, como ele pode solucionar uma dor latente, como ele enfrenta um inimigo.
Seja a inspiração e influência para seus seguidores.
As histórias tem poder de conectar, transformar e transmitir os valores de uma marca, aproximando-a da persona.
É muito mais fácil que a persona confie em você, entenda qual é a sua solução através de uma história que através de um manual técnico do seu produto.
Conte histórias!
#05 Comece, sempre, com uma head de impacto
Todas as suas legendas e conteúdos precisam iniciar com um título ou primeira linha impactante.
Aquela frase que faz todo mundo parar, ler e querer saber mais sobre o assunto.
Já parou para pensar no que te faz parar para ler todo esse artigo que eu escrevi para você? Foi o título que prometeu 06 truques para usar em seus posts.
Se não fosse pela promessa impactante, você teria passado reto e ido para outro artigo que sanasse a sua dor logo de cara.
Você pode começar com perguntas, com frases controversas, com uma história... O importante é que a frase seja instigante o suficiente para que a persona pare e leia o restante do conteúdo.
Exemplos: Os segredos para [----]; Eu não acredito que você não sabe [---]; Você nunca vai se perdoar por [---]; Os truques dos grandes players para [---]; O que ninguém te contou sobre [---]; Você sabia que [---]; E aí? Vai perder essa oportunidade?

#06 Nunca, jamais, em hipótese alguma esqueça o CTA
Vender o seu produto é mostrar que ele está disponível e é um dos truques importantes que eu te ensinei aqui.
Agora, você vai aprender uma nova técnica importante: uso dos CTAs.
Você vai anunciar que está vendendo o serviço de copywriter. Mas está vendendo onde? Como a pessoa pode comprá-lo?
E é por isso que nenhum post pode ir ao ar sem o CTA.
É no CTA que você vai indicar a ação que a persona deve tomar após ler o seu conteúdo (que deve ser escrito e postado com algum objetivo, claro).
Ela deve curtir, comentar, compartilhar, salvar ou te chamar no direct para comprar?
A compra é feita pelo WhatsApp, link na bio, site ou direct?
Vende-se, ok. Mas vende-se onde? É para isso que serve o CTA.
... Está pronta para aplicar as técnicas?
São inúmeras formas utilizadas e explicadas para ensinar empreendedores a usarem as redes sociais para venderem.
Mas o fato é que todas estas formas apoiam-se nas técnicas de copy para aproximar o seguidor da marca e, por fim, torná-lo cliente.
Aqui, você teve contato e a possibilidade de conhecer seis destas técnicas. Está pronta para aplicar em todos os seus conteúdos a partir de agora?




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