O maior erro que te impede de vender nas redes sociais
- Priscila Lemes Marques
- 6 de set. de 2022
- 4 min de leitura
Estar presente nas redes sociais para vender algo (um serviço, um produto, a sua imagem) é uma jornada de conexão com o seu seguidor e futuro cliente que precisa ser respeitada.
Imagine que você está caminhando por uma calçada e decide comprar uma capinha para seu celular na Loja do Capão.
Você não decidiu comprar apenas porque “te deu estalo” naquele momento.
Você já conhecia o produto, sabia que ali provavelmente teria algo para o modelo do seu celular, já sabia que a capinha servia para proteger o celular em eventuais quedas, dentre outras informações relevantes para sua escolha.
Percebe como não é por acaso que as compras acontecem?

A dinâmica nas redes sociais
No Instagram, Facebook, LinkedIn acontece dessa mesma forma.
As pessoas primeiro buscam saber sobre uma dúvida relacionada a um mercado, depois sobre um produto, depois sobre uma marca e aí decidem comprar.
Ainda que esse processo ocorra em pouquíssimos minutos, ainda é um processo a ser respeitado.
Alguém me seguiria em meu Instagram se não tivesse interesse nenhum em saber mais sobre copy?
Provavelmente NÃO!
O mesmo acontece com o seu perfil. Alguém que segue um perfil de capinha, quer saber mais sobre elas, etc.
E esse é o maior erro que você (e todos nós) cometemos quando estamos iniciando nas redes sociais:
NÃO RESPEITAR A JORNADA DE COMPRA DO CLIENTE!
O fato de o alcance nas redes sociais é gigante, de suas chances de alcançar mais clientes ser maior faz com que as pessoas pensem que a simples presença digital já a faça vender.
E é nesse ponto em que elas se frustram.
Em seus posts, você vai respeitar a jornada de compra criando conteúdo...
Que chame atenção
Esse é o seu primeiro passo: prender a atenção de um possível cliente.
Um dos principais meios utilizados para essa finalidade tem sido o Reels, pelo alto alcance fora da base de seguidores que a ferramenta proporciona para as marcas.
Nessa fase, você precisa se atentar ao fato de que: você precisa atrair o público certo e você precisa ser atrativo.
Por isso, capriche nas headlines com foco em segmentar, impactar e ajudar pessoas que ainda não seguem você, mas vão querer saber mais sobre sua marca.
Além do Reels, as pessoas apostam aqui em: Memes, Checklists rápidos, frases que gerem identificação, etc.
Que crie conexão
Ok, você já chamou atenção de uma galerinha boa aí que começou a te seguir.
O seu próximo passo é criar conexão com essas pessoas. É aqui que os stories passam a ser ferramenta poderosa para ligar você ao que sua audiência quer e precisa receber.
É o momento de mostrar o seu trabalho mais de perto, abrir espaço para receber perguntas sobre o seu mercado, tirar dúvidas e mostrar quem é/são as pessoas por trás daquele @.
Além do story, aqui você também pode investir em carrosséis mostrando possíveis erros na jornada na persona, como sua história pode ajudá-la, que você já foi como ela, etc.
Também pode abrir espaço para lives e conteúdos mais densos, que promova essa aproximação entre vocês.
Que agite o problema
Tá tudo lindo no amor entre você e seu público, mas é hora de começar a se aprofundar na sua solução.
Eu sigo um perfil de posicionamento de marca pessoal no Instagram porque eu quero aprender a me posicionar com mais clareza.
Você segue um perfil de capinha de celular porque quer proteger o seu celular da melhor forma possível.
Todos seguimos marcas por algum motivo, alguma dorzinha latente que nos leva a crer que aquele @ pode nos ajudar a solucionar.
Então, esse é o momento de você fazer exatamente isso com a sua audiência... Agitar a dorzinha que ela tem, aprofundar nesse sentimento de “eu tô ferrado e preciso de ajuda”.
É hora de mostrar erros, de mostrar o quanto você era infeliz com determinados resultados que tinha, o quanto as pessoas perdem fazendo X,Y e Z que você sabe que as prejudica...
Que apresente sua solução
Enfim, é chegada a hora de começar a se vender!
É o momento de mostrar em seu conteúdo que você tem uma solução, que é capaz de resolver aquela dorzinha que você acabou de agitar da sua persona.
Não adianta só postar conteúdo, ajudar a persona, indicar que ela tem um problema...
Senão você prepara sua audiência para comprar de outra pessoa.
Por isso, é fundamental que em algum momento, você apresente-se como a solução para os problemas da persona.
Aqui, sua jornada, sua história, sua experiência, os diferenciais da sua solução irão trazer toda segurança para a audiência decidir ou não comprar de você.
Outro fator que vai influenciar também vai ser a prova social, depoimentos de outras pessoas ajudadas pelo seu conteúdo, pelo seu produto, pela sua solução.
Que tenha uma oferta irresistível!
Pronto, você já se apresentou como uma possível solução. E agora?
É hora de apresentar a sua oferta: quanto custa, qual o valor de perder a chance de comprar de você, porque sua solução é a melhor, quais os bônus, quais as garantias, etc.
Aqui, sua principal missão é mostrar que o custo de perder uma solução como a sua é muito maior que o investimento de adquiri-la.
E o principal: chame a audiência para ação.
Não adianta ter uma oferta impecável, fazer todo trabalho para guiar o público até e não cumprir com a missão principal de seu perfil no Instagram:
Chamar as pessoas para comprarem de você.
Toda e qualquer oferta precisa encerrar um CTA claro, objetivo e fácil. Tipo “compre aqui”, “conquiste seus sonhos”, “faça o download”, “garanta sua independência financeira”.

Vamos acertar juntas?
Aproveite este post e coloque em prática sua jornada de conteúdo agora mesmo. Lembre-se: não adianta ler, pesquisar, estudar sobre o assunto e nunca colocar em prática.
As vendas do seu negócio no Instagram dependem disso. ;)




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