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O maior erro que te impede de vender nas redes sociais

  • Foto do escritor: Priscila Lemes Marques
    Priscila Lemes Marques
  • 6 de set. de 2022
  • 4 min de leitura

Estar presente nas redes sociais para vender algo (um serviço, um produto, a sua imagem) é uma jornada de conexão com o seu seguidor e futuro cliente que precisa ser respeitada.

Imagine que você está caminhando por uma calçada e decide comprar uma capinha para seu celular na Loja do Capão.

Você não decidiu comprar apenas porque “te deu estalo” naquele momento.

Você já conhecia o produto, sabia que ali provavelmente teria algo para o modelo do seu celular, já sabia que a capinha servia para proteger o celular em eventuais quedas, dentre outras informações relevantes para sua escolha.

Percebe como não é por acaso que as compras acontecem?

Mulher com camisa social com mão na cabeça pensativa
Mulher pensando sobre o fracasso em vendas nas redes sociais do seu negócio

A dinâmica nas redes sociais

No Instagram, Facebook, LinkedIn acontece dessa mesma forma.

As pessoas primeiro buscam saber sobre uma dúvida relacionada a um mercado, depois sobre um produto, depois sobre uma marca e aí decidem comprar.

Ainda que esse processo ocorra em pouquíssimos minutos, ainda é um processo a ser respeitado.

Alguém me seguiria em meu Instagram se não tivesse interesse nenhum em saber mais sobre copy?

Provavelmente NÃO!

O mesmo acontece com o seu perfil. Alguém que segue um perfil de capinha, quer saber mais sobre elas, etc.

E esse é o maior erro que você (e todos nós) cometemos quando estamos iniciando nas redes sociais:

NÃO RESPEITAR A JORNADA DE COMPRA DO CLIENTE!

O fato de o alcance nas redes sociais é gigante, de suas chances de alcançar mais clientes ser maior faz com que as pessoas pensem que a simples presença digital já a faça vender.

E é nesse ponto em que elas se frustram.


Em seus posts, você vai respeitar a jornada de compra criando conteúdo...

Que chame atenção

Esse é o seu primeiro passo: prender a atenção de um possível cliente.

Um dos principais meios utilizados para essa finalidade tem sido o Reels, pelo alto alcance fora da base de seguidores que a ferramenta proporciona para as marcas.

Nessa fase, você precisa se atentar ao fato de que: você precisa atrair o público certo e você precisa ser atrativo.

Por isso, capriche nas headlines com foco em segmentar, impactar e ajudar pessoas que ainda não seguem você, mas vão querer saber mais sobre sua marca.

Além do Reels, as pessoas apostam aqui em: Memes, Checklists rápidos, frases que gerem identificação, etc.


Que crie conexão

Ok, você já chamou atenção de uma galerinha boa aí que começou a te seguir.

O seu próximo passo é criar conexão com essas pessoas. É aqui que os stories passam a ser ferramenta poderosa para ligar você ao que sua audiência quer e precisa receber.

É o momento de mostrar o seu trabalho mais de perto, abrir espaço para receber perguntas sobre o seu mercado, tirar dúvidas e mostrar quem é/são as pessoas por trás daquele @.

Além do story, aqui você também pode investir em carrosséis mostrando possíveis erros na jornada na persona, como sua história pode ajudá-la, que você já foi como ela, etc.

Também pode abrir espaço para lives e conteúdos mais densos, que promova essa aproximação entre vocês.


Que agite o problema

Tá tudo lindo no amor entre você e seu público, mas é hora de começar a se aprofundar na sua solução.

Eu sigo um perfil de posicionamento de marca pessoal no Instagram porque eu quero aprender a me posicionar com mais clareza.

Você segue um perfil de capinha de celular porque quer proteger o seu celular da melhor forma possível.

Todos seguimos marcas por algum motivo, alguma dorzinha latente que nos leva a crer que aquele @ pode nos ajudar a solucionar.

Então, esse é o momento de você fazer exatamente isso com a sua audiência... Agitar a dorzinha que ela tem, aprofundar nesse sentimento de “eu tô ferrado e preciso de ajuda”.

É hora de mostrar erros, de mostrar o quanto você era infeliz com determinados resultados que tinha, o quanto as pessoas perdem fazendo X,Y e Z que você sabe que as prejudica...


Que apresente sua solução

Enfim, é chegada a hora de começar a se vender!

É o momento de mostrar em seu conteúdo que você tem uma solução, que é capaz de resolver aquela dorzinha que você acabou de agitar da sua persona.

Não adianta só postar conteúdo, ajudar a persona, indicar que ela tem um problema...

Senão você prepara sua audiência para comprar de outra pessoa.

Por isso, é fundamental que em algum momento, você apresente-se como a solução para os problemas da persona.

Aqui, sua jornada, sua história, sua experiência, os diferenciais da sua solução irão trazer toda segurança para a audiência decidir ou não comprar de você.

Outro fator que vai influenciar também vai ser a prova social, depoimentos de outras pessoas ajudadas pelo seu conteúdo, pelo seu produto, pela sua solução.


Que tenha uma oferta irresistível!

Pronto, você já se apresentou como uma possível solução. E agora?

É hora de apresentar a sua oferta: quanto custa, qual o valor de perder a chance de comprar de você, porque sua solução é a melhor, quais os bônus, quais as garantias, etc.

Aqui, sua principal missão é mostrar que o custo de perder uma solução como a sua é muito maior que o investimento de adquiri-la.

E o principal: chame a audiência para ação.

Não adianta ter uma oferta impecável, fazer todo trabalho para guiar o público até e não cumprir com a missão principal de seu perfil no Instagram:

Chamar as pessoas para comprarem de você.

Toda e qualquer oferta precisa encerrar um CTA claro, objetivo e fácil. Tipo “compre aqui”, “conquiste seus sonhos”, “faça o download”, “garanta sua independência financeira”.


Pessoa com celular em uma mão, caneca em outra e notebook sobre a mesa
Pessoa com celular na mão e notebook aberto organizando sua estratégia

Vamos acertar juntas?

Aproveite este post e coloque em prática sua jornada de conteúdo agora mesmo. Lembre-se: não adianta ler, pesquisar, estudar sobre o assunto e nunca colocar em prática.

As vendas do seu negócio no Instagram dependem disso. ;)


 
 
 

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