top of page

17 perguntas que irão guiar seu planejamento estratégico + bônus

  • Foto do escritor: Priscila Lemes Marques
    Priscila Lemes Marques
  • 9 de jan. de 2018
  • 4 min de leitura

Vamos continuar falando sobre planejamento?


Pessoas conversando em frente ao computador

Todo planejamento deve ter um início, certo? E para que você não se sinta confuso antes de começar seu planejamento estratégico, pesquisei mais um pouquinho sobre o assunto e acabei encontrando um material valioso nessa caminhada. Logo abaixo você vai poder dar uma conferida em 17 perguntas que irão te guiar no seu planejamento estratégico. A partir delas você entenderá o cenário no qual sua empresa está inserida e entenderá melhor por onde seguir e onde deve focar a atenção em seus planos. É um guia simples, mas muito importante para te auxiliar na compreensão do processo. Dei uma adaptada com relação ao material inicial que encontrei, para se encaixar mais na sua realidade.


Confere aí:


17 perguntas para começar seu planejamento estratégico

Prioridades estratégicas dos próximos 5 anos

1. Quais as áreas da empresa devem ser foco, manutenção e despriorização? Liste todas os departamentos da sua empresa.

2. Em quais cidades/regiões a empresa deveria investir e expandir? A empresa deve expandir para outras cidades ou primeiro precisa se estabelecer no mercado local? A empresa tem estrutura financeira para arcar com uma expansão de mercado?


Qual o plano?

1. Qual é a estratégia (inovação, design, marketing…) para o que foi definido acima como foco/manutenção/despriorização?

2. Como devemos priorizar a inovação (categoria/marca)? Qual é o funil de inovação? (No final do texto, teremos uma breve explicação do que é o funil e um exemplo para você compreender)

3. Quais são as maiores apostas por setor da empresa e por cada stakeholder definido e o plano de marketing que vai suportá-las?

4. Como se deve usar a marca já existente para penetrar em novas categorias/cidades?

5. Quais são as principais tendências de consumo por mercado e por stakeholder e como estamos nos comunicando diretamente com elas?

6. Quais são os melhores canais de vendas da empresa? Deve haver mudança?

7. Como as mudanças nos canais de vendas vão impactar nosso negócio?

8. Onde estão as oportunidades globais dos meus mercados e como vencer nos mercados novos e existentes?


Financeiro x Comercial

1. Que investimentos a empresa precisa fazer para entregar o plano comercial?

2. Como a empresa vai se estruturar para as novas oportunidades com o máximo de eficiência possível em custo/impostos/tempo?

3. Que tipo de investimentos a empresa precisa fazer em qualidade, mão-de-obra e eficiência?

4. Quanto consegue economizar em cinco anos?


Plano de RH

1. Qual é a estrutura no longo prazo necessária para suportar o negócio, que seja viável financeiramente? Necessita da abertura de novas áreas, como TI, marketing, contábil, expansão do comercial? A viabilidade é maior em terceirizar esses serviços ou tê-los na empresa? Como vamos estruturar esse plano?

2. Como aumentamos o volume de vendas sem precisar aumentar na mesma proporção o número de vendedores?

3. Quais são os vendedores/funcionários que têm gerado mais retorno à empresa e como recompensá-los pelo esforço?



Monte uma planilha, um arquivo no Word, imprima esse artigo ou escreva tudo a mão. Faça da forma que achar melhor, mas não deixe de responder a essas perguntas.


Você pode também modificar as perguntas, acrescentar, retirar. Vale soltar sua criatividade para implementar esse pequeno roteiro, só não vale não fazer e depois reclamar que ficou para trás, hein? Hora de colocar a mão na massa!


Esboçando no tablet

E, como prometido, antes de finalizar o artigo, vou explicar bem rapidinho o que é funil de inovação, para você não ficar perdido no assunto.


O funil de inovação trata-se de uma ferramenta utilizada para analisar, qualificar e sistematizar ideias que podem se tornar grandes projetos inovadores e, através desse funil, é possível diferenciar o que poderá ser uma grande oportunidade ou apenas uma ideia mirabolante e auxilia a empresa a empreitar em projetos mais consistentes, diminuindo os riscos.


Lâmpada na imagem

As etapas do funil são:


#1. Captação e submissão de ideias: fase em que as ideias são expostas por colaboradores, fornecedores e clientes.

#2. Embasamento da ideia: fase em que aprimora-se a ideia e estuda a viabilidade de sua implantação.

#3. Conceituação e validação da ideia: fase em que se avalia o impacto que o projeto terá na empresa, se viável economicamente e socialmente, se é aceita por todos os membros e se é ligada aos propósitos da empresa.

#4. E, por último, avaliação e implantação da ideia: momento da ação. Fase em que o projeto é efetivamente montado, visando a melhoria e bem-estar da empresa e de todos que fazem parte dela, e, por fim, implantado.

#5. Pode (e deve!) haver uma fase extra: hora de avaliar os resultados do projeto.


Funil de inovação passo-a-passo

Você pode adaptar as fases do funil para se adequar melhor às suas necessidades. O interessante é ter um desenho claro de como ele funcionará dentro do seu negócio. Faça um desenho e deixe exposto dentro da sua sala, em cima da sua mesa, faça no computador, não importa. Mas não deixe de desenhar o modelo do seu funil de inovação agora.


Além de ser uma importante ferramenta estratégica, ele é também uma excelente ferramenta para aproximar as pessoas e valorizar seus colaboradores, fornecedores e clientes, já que permite que eles colaborem diretamente com seu negócio.


Quer saber mais sobre alguma dessas duas ferramentas que você acabou de conhecer? Quer saber mais sobre alguma outra ferramenta? Comenta aí, manda aqui no chat 24 horas ou em alguma de nossas redes sociais.


Fontes: Blog da Ninho e Endeavor

Comentários


bottom of page