Copy certo x Copy errado: Quais as diferenças [bônus: 05 exemplos]
- Priscila Lemes Marques
- 22 de set. de 2020
- 6 min de leitura
Um texto bem redigido para suas peças já mais da metade do caminho andado para que funcione bem a sua comunicação. E é nesse ponto que as estratégias de copy fazem toda a diferença nos resultados.
Inclusive, é a partir dos textos, do conceito que todo o restante é desenvolvido, incluindo o layout e a disposição de imagens, por exemplo. Por isso que é tão importante que toda estrutura de copy seja muito bem construída e baseada em técnicas. Caso contrário, estará apenas desperdiçando tempo e dinheiro (que não estão sobrando por aí, hein?).
E o que diferencia um copy certo de um copy errado? É o que vamos descobrir daqui pra frente.
#01 O que é um copy certo?
O conceito Copy Certo é só um termo que decidi utilizar aqui para que fique mais claro como os textos persuasivos devem ser desenvolvidos para gerarem conversões, ok? Então, não se prenda a essa ideia.
Um Copy bem estruturado é pautado em algumas características como: persuasão, clareza, planejamento, organização, proximidade e deve ser capaz de prender a atenção do leitor, levando-o a executar alguma ação desejada.
O planejamento é o primeiro ponto que vamos ver. Um copy, antes de ser escrito, precisa ser planejado. O que queremos com esse texto? Quais são os nossos objetivos? Em quantas partes ele será dividido? Qual espaço que temos para colocá-lo?
Todas essas questões precisam ser pensadas antes de escrever qualquer copy. Já pensou que desastre escrever um texto de 1000 palavras para a header de um site? Pois é, se você não presta atenção nesses detalhes antes, vai ter que refazer o texto.
Aí passamos para a fase das características do texto. Persuasão para que ele seja capaz de conquistar e convencer o público sobre a ideia a ser transmitida. Clareza para que o público saiba exatamente sobre o que você está falando e por que pode ser útil para ele. Proximidade para que o público se sinta conversando com a marca, sinta que a mensagem foi feita para ele.
A característica mais importante, talvez, seja a capacidade do seu texto de prender a atenção do leitor. Se ele não cumpre essa função, todas as outras passam a nem existir, já que o texto não será nem lido.
E, após a finalização do texto, é que entra a fase da organização, para arrumar as ideias, separar título, subtítulo, bigode e texto, onde os CTAs serão alocados, revisar o que for necessário... Enfim, organizar toda a estrutura do texto depois de pronto, para que ele faça sentido e atenda aos requisitos anteriores.
Ah, antes que eu me esqueça... Um bom copy precisa ter um CTA claro, visível e que instrua o leitor a executar a função desejada. Afinal, executar alguma ação é o nosso objetivo principal aqui, né? Pode ser compartilhar o texto, curtir, se inscrever na newsletter, fazer o download de um e-book, assinar uma demo... Enfim, seja o que for, o CTA é o que vai fazer o público finalizar essa ação.
E o que faz um bom CTA? Ele tem cores que se destacam na composição (a menos que o CTA esteja em redes sociais, blogs, aí ele vai estar junto ao texto), ele tem uma mensagem clara e imperativa para o usuário executar a ação, ele chama (mesmo) o usuário para executar a ação, ele finaliza e cumpre o objetivo do copy e ele é único (vários CTAs só fazem confundir o usuário “Onde eu clico?”).
O principal eu deixei aqui para o final, só para garantir que você vai aprender tudo direitinho durante essa leitura sobre copys. O principal fator a ser considerado ao desenvolver um bom copy é a atenção à Brand Voice da marca.
Um bom copy reflete a essência da marca, mostra como ela é, fala como ela, expressa seus ideais. Um copy bom é único, pois todas as marcas são únicas e só essa marca poderia falar dessa forma em seus textos, entendeu?
E essas são as principais definições que fazem um Copy estar correto. Pelo menos, corretamente estruturado.

#02 O que é um Copy Errado?
De novo, lembrando que “Copy Errado e Certo” foram só termos que escolhi para facilitar a compreensão.
Para todos os fins, aqui, Copy Errado é todo aquele texto que não é estruturado da forma correta e, por isso, não cumpre a função primordial de uma redação publicitária: levar o usuário a executar alguma ação.
O Copy Errado leva o seu criador a perder tempo, dinheiro e reputação: tudo isso de uma vez!
E por que acontecem os erros no Copy?
Normalmente, a ânsia por desenvolver uma arte topíssima que prenda a atenção do público toma conta de criadores de conteúdo, que acabam se esquecendo de que os textos também são parte fundamental de uma peça publicitária que prende a atenção, que traz resultados.
Ah, também não vai adiantar escrever bastante e um texto repleto de termos técnicos sobre o serviço vendido, se o público não fizer a menor ideia do que você está falando, viu? É preciso, antes de qualquer coisa, pensar no público receptor da mensagem.
O copy deve levar esse público a executar uma ação e a ação não vai ser executada se o público não entender o que está sendo dito ou entender que aquele texto não foi feito para ele. Esse é outro erro que faz os copys não converterem.
Copys com excesso de superlativos e de elogios sobre si mesmo cansam, né? Quem aguenta ler título, subtítulos, meta descrição... Enfim, tudo na página só destacando o quanto o produto é incrível, fantástico, genial.
Ta, mas e daí? O que o público ganha com esse produto super mega hiper vindo das galáxias? O que mais ele faz além de ser desenvolvido pelo próprio Albert Einstein em cocriação com Isaac Newton?
Explique o que é o produto, mas principalmente explique como ele será útil para o seu público-alvo, fale sobre as transformações que ele gera. Excesso de elogios passa a ideia de uma marca egocêntrica e quem deve estar no centro você sabe quem é, né? É, é o cliente.

Outra falha que acontecem nos copys errados é o excesso, a falta ou uso inadequado de gatilhos mentais. Antes de começar a escrever textos publicitários, estude um pouco mais sobre os vários gatilhos mentais e aprenda a utilizá-los para levar o leitor a executar a ação desejada e para tornar seus textos mais interessantes, relevantes.
Tem também a galerinha que acha que texto bem feito é aquele que traz 15 linhas de parágrafo. Um bom copy não precisa, necessariamente, ser grande, ter muito texto. Além disso, a vista cansa só de olhar para um parágrafo tão grande assim.
Eu vou entrar ainda no mérito das desonestidades que podem acontecer em copys, só pela vontade de prender a atenção do público. São aqueles textos que trazem dados falsos, depoimentos de pessoas que não existem, fornecedores que nunca fizeram negócios com a marca.
Não adianta mentir! A mentira sempre é descoberta, antes ou depois de o público fechar negócios com você. A sinceridade precisa prevalecer em qualquer relação e, sobretudo, na comunicação das marcas. As perdas em casos assim são muito maiores que os ganhos. Isso não vale a pena!
Se eu pudesse dar um único conselho para vocês sobre copy, esse conselho seria: transparência, acima de tudo e o resto é estudo.
#03 Exemplos de marcas que arrasam nos copys de seus sites
Nubank
O Nubank sempre é case de sucesso em tudo relacionado à marketing. Não adianta, quando o assunto é estratégia de comunicação, eles mandam muito bem e tem muito a nos ensinar. E é claro que o site deles não poderia ser diferente.
Com um título que instiga o desejo do leitor de resolver um desafio em sua vida, um subtítulo esclarecedor e um CTA simples, direto e imperativo, esse se torna um modelo de copy a te trazer inspiração, com certeza.

Infogram
Com o título “Crie infográficos e relatórios envolventes em minutos” o site já desperta o desejo de seu público testar a ferramenta e logo abaixo já esclarece mais um pouco com “O Infogram é uma ferramenta de visualização intuitiva que capacita pessoas e equipes a criar um conteúdo atraente.”. Para finalizar, um CTA chamativo e, ainda, caso seja necessário, um vídeo explicativo sobre o uso da ferramenta.
Simples, dinâmico, direto e convincente. Bingo!

Meditopia
O App é um dos queridinhos para quem é adepto da meditação. Mas não seria assim se ele não conseguisse atrair o público a começar a utilizar o aplicativo.
E a página inicial do site faz isso com maestria, trazendo autoridade para a marca, deixando claro quais são seus benefícios e com um CTA bem simples, mas que funciona.

Crello
O Crello faz questão de se posicionar frente a seu principal concorrente logo de cara. Já traz o impacto e logo em seguida explica mais sobre sua ferramenta e traz em destaque o CTA para quem quer experimentá-la.

Adote um Ronrom
Quem é apaixonado por gatos deve conhecer a ONG Adote um Ronrom, que tem uma lojinha incrível a qual toda renda é revertida para os gatinhos resgatados das ruas. Mas não é sobre isso que vamos falar aqui.
A página inicial do projeto já traz logo em destaque o apelo emocional para atrair a atenção do público, explica um pouco mais sobre a chamada logo abaixo e já parte logo para o CTA.

... Partiu escrever um Copy Certo?
Em todos os exemplos que trouxe aqui, foi possível notar o uso correto de gatilhos mentais, a clareza e persuasão nas mensagens, a organização em sua estrutura, o uso de CTAs e uma mensagem direcionada para o público. E é exatamente assim que seu copy deve ser.
Viu que mensagens assertivas não foram feitas para serem desenvolvidas só por grandes agências?
Está sobrecarregado por aí? Precisa de ajuda nos copys? Converse comigo. Pode me mandar uma mensagem aqui nos comentários, pelas redes sociais ou clicar no botãozinho no final da página “Faça um orçamento”. Estou te esperando! ♥




Comentários