Como um projeto editorial vai organizar as suas campanhas publicitárias?
- Priscila Lemes Marques
- 22 de set. de 2020
- 5 min de leitura
Cada vez mais as pequenas empresas estão entendendo que publicidade não é “coisa só das grandes” e buscando apoio em agências de publicidade, consultorias ou produtores de conteúdo independentes.
Com isso, esses profissionais precisam estar preparados para lidar com o aumento dessa demanda e, além disso, oferecerem serviços que satisfaçam às necessidades desses clientes.
Um dos pontos que pode diferenciar sua marca no desenvolvimento de uma estratégia para seus clientes é o desenvolvimento de um projeto editorial, que irá nortear todos os projetos de uma campanha publicitária.
Mas do que se trata esse projeto editorial? O que está incluso nele? Qual a diferença entre projeto editorial, linha editorial e calendário editorial? Como montar o meu?
As respostas para todas essas perguntas nós vamos descobrir a partir agora.
#01 O que é o projeto editorial?
Um projeto editorial é o documento que contem todas as diretrizes para a criação de uma campanha publicitária. Ele é feito logo após o briefing e traz todas as características do projeto, como conceito da campanha, tipos de conteúdo que farão parte da estratégia de divulgação e o plano de comunicação.
Ao utilizar um projeto editorial para apoiar o desenvolvimento da campanha, a comunicação se mantém clara, firme e alinhada ao objetivo estratégico do projeto.
Um bom projeto editorial vai nortear toda comunicação da campanha, selecionando os recursos, datas, profissionais responsáveis por cada atividade, relacionamento com a imprensa, matérias e materiais sobre o assunto e todas as questões relacionadas a essa campanha publicitária.
Um projeto editorial também pode ser voltado para um plano eficaz de marketing de conteúdo para uma marca. Nesse caso, ele norteará toda a estratégia desenvolvida para essa marca se tornar relevante para seu público através de um conteúdo de valor para essa audiência e também trará todos os itens de um projeto editorial comum, a diferença é que está aplicado a uma nova estratégia.

#02 Qual a diferença entre projeto editorial, linha editorial, calendário editorial e briefing?
Você pode estar todo enrolado pensando do que se tratam todos esses editoriais relacionados ao marketing e ao nosso trabalho, né?
Mas a diferença entre esses conceitos é bem fácil de entender.
Um projeto editorial norteia todas as ações decorrentes do desenvolvimento de uma campanha publicitária. É o passo inicial de um projeto de divulgação de uma marca. Também pode ser o passo inicial para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo para uma marca. A diferença está na continuidade do projeto: uma campanha tem prazo para ser finalizada, o marketing de conteúdo deve ser um trabalho a longo prazo.
Linha editorial e calendário editorial tem relação direta com marketing de conteúdo, que é outro serviço oferecido por agências de publicidade.
A linha editorial trata dos assuntos/temas que podem ser abordados por uma marca nas redes sociais e no site e que visam guiar o público pela jornada de compra, tornando-o mais propenso a fazer negócios com a uma marca, através da relação de confiança estabelecida com essa marca através de conteúdos de valor.
Já o calendário editorial é uma planilha, planejamento, organização semanal ou mensal que traz todos os conteúdos que serão abordados durante aquele período. Serve para orientar o planejamento, entender os temas que estão sendo falados pela marca, em qual formato estão sendo publicados e em qual horário serão publicados. É a partir da definição da linha editorial que o calendário é montado.
O projeto editorial pode também se confundir com o briefing. Mas o briefing traz para a agência todos as informações coletadas do cliente, suas expectativas e objetivos com relação a uma campanha, a um projeto. É a etapa pré-projeto editorial, já que a partir do briefing é que as estratégias de campanha serão definidas.

#03 O que está incluso em um Projeto Editorial?
Nesse documento serão encontrados itens como: público-alvo do projeto, formatos de conteúdo para divulgação, mote principal, canais de divulgação, tom de voz, paleta de fontes, temas sobre os quais poderá abordar, fontes do conteúdo, responsabilidades e prazos para entrega de tarefas.
Se for um projeto estratégico de implantação de marketing de conteúdo, iremos encontrar também a linha editorial, estilo das mensagens, palavras-chave, títulos, formatos, estilo das imagens e canais de atuação.
Para que você entenda melhor o que engloba um Projeto Editorial, vamos ver a descrição de cada item.
Sobre o público-alvo:
Quem é o público-alvo desse projeto?
Quem consome seu produto?
Quais são seus hábitos de consumo?
Como consome informações sobre empresas do seu segmento?
Quais são as necessidades a serem atendidas?
O que o público espera de um produto como esse?
Sobre o objetivo do projeto:
Por que estou criando esse projeto para essa marca?
O que pretendo conseguir?
Quais os objetivos a serem alcançados?
Como podemos mensurar esses objetivos?
Qual o orçamento disponível para cumprir com os objetivos?
Sobre a política editorial:
Qual será a linha editorial desse projeto?
Qual a missão do projeto com relação ao público-alvo? E ao meu cliente?
O que não podemos fazer de forma alguma? [Leis, ideais da marca...]
O que é permitido?
Sobre a linguagem do projeto:
Obedecendo à Brand Voice dessa marca, qual será o tom de voz adotado no discurso desse projeto? Tom mais descontraído ou sério?
Qual nível de linguagem devo utilizar nessa publicação: coloquial, formal, popular?
Sobre o conceito do projeto:
Qual será o conceito dessa campanha?
Haverá variações pequenas dentro do conceito a depender o veículo de divulgação?
Qual a defesa desse conceito? Por que devemos escolhê-lo?
Há outras opções a serem estudadas?
Quais são as palavras-chaves?
Em quais formatos o conteúdo da campanha será distribuído?
Com que frequência?
Em quais canais?
Qual o orçamento de divulgação passado por esses canais?
Sobre a equipe:
Quem irá produzir cada atividade da campanha?
Quem fará parte do projeto?
Quais as funções de cada um?
Quais os prazos para entrega de cada atividade?
Sobre a identidade visual do projeto:
Qual será a tipografia utilizada no projeto?
Como se dará a aplicação da logo da marca?
Quais elementos gráficos serão utilizados?
Como serão as imagens da campanha?
Quais as cores do projeto?
E esses são os itens principais que estão presentes dentro da documentação de um projeto editorial, que deverá ser desenvolvido de acordo com o objetivo do cliente. Esse projeto vai guiar toda sua estratégia, toda a equipe e o desenvolvimento da campanha se tornará muito mais prático a partir daí.
Como vimos, também pode ser aplicado para desenvolvimento de estratégias de marketing de conteúdo, definindo as diretrizes que irão nortear os conteúdos a serem abordados pela marca e a forma com que serão abordados.
Também é bastante comum vermos projetos editoriais para desenvolvimento de livros, revistas e jornais, por exemplo. Aliás, esse é um modelo que veio do jornalismo, adaptado para o universo da publicidade e que facilita bastante a definição de estratégias de campanhas publicitárias.

... Vamos criar um projeto editorial?
Agora que você entendeu o que é um projeto editorial, sua diferença para outros conceitos e, ainda, tem um checklist completo para entender como ele é composto, é hora de alavancar suas campanhas com mais uma ferramenta para gerar ainda mais assertividade.
O seu planejamento editorial servirá, inclusive, para demonstrar com mais clareza o que foi definido para seu cliente e ainda poderá ser utilizado no portfólio da agência, para mostrar todos os detalhes do planejamento de campanhas e atrair ainda mais clientes. Sucesso, né?
O tempo está apertado? Precisa de uma ajuda para desenvolver seu projeto? Conte com meus serviços!
Você pode entrar em contato aqui nos comentários, pelas redes sociais ou pelo botãozinho de orçamento bem no final dessa página. Fico te aguardando para escrevermos uma história de sucesso, hein?




Comentários