05 problemas causados por copys que não convertem
- Priscila Lemes Marques
- 26 de ago. de 2020
- 4 min de leitura
Um copy é um texto com caráter persuasivo, que visa levar uma audiência a executar determinadas ações, com o objetivo de torná-la mais propensa a converter e gerar novas vendas para uma empresa, organização ou prestador de serviço.
Um bom copy sempre é redigido pensando na ‘persona’ daquele negócio, de forma a utilizar gatilhos mentais que tornem aquele texto mais interessante e envolva essa persona em sua história, levando-a a executar a ação desejada, que pode ser o envio de dados pessoais para download de um e-book ou o agendamento de uma reunião com um consultor da sua empresa.
O copy pode ser encontrado em seus materiais de marketing de conteúdo, no seu blog, em uma página de captura, em suas páginas de vendas e agendamento de reuniões no seu site, nas suas publicações nas redes sociais... Enfim, todo seu texto tem como objetivo gerar interesse e tornar mais fácil a aquisição do que você vende para seu público.
Mas, para alcançar os resultados almejados, é preciso que o copy esteja muito bem escrito e que cumpra muito bem o seu papel naquela determinada peça. Um copy escrito de forma errônea pode acarretar uma série de problemas e fazer com que sua campanha não tenha resultados tão satisfatórios para você.
![Mulher com a mão na cabela [preocupada]](https://static.wixstatic.com/media/599d5afdcec7458e9a131b2189cfd232.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/599d5afdcec7458e9a131b2189cfd232.jpg)
E nem hesite em pensar “Será que dá problema mesmo?”, porque eu vou te mostrar a partir de agora os 05 principais problemas causados por copys que não convertem.
#01 Perda de tempo
O problema mais óbvio causado por um copy inadequado é a perda de tempo. Você vai gastar horas (ou dias) planejando aquele texto, aquela página, aquele conteúdo, aquela série de posts e, de repente, o resultado é muito abaixo do que você esperava.
O sentimento é de ter jogado seu tempo no lixo.
E é isso mesmo que acontece. Ao não apresentar para seu público um texto convincente, envolvente, com o uso correto dos gatilhos mentais você não consegue atraí-lo e, consequentemente, seus resultados não são bons.

#02 Não demonstra a essência da sua marca
Um copy mal feito, que não gera resultados, deixa de mostrar verdadeiramente a essência da sua marca e, dessa forma, você perde a oportunidade de se conectar com o seu público.
As pessoas querem ver as marcas como elas são de verdade, que mostrem a sua personalidade e que tragam conteúdo genuíno, coisas das quais ela sabe falar e domina e quando você descreve um texto que não gera essa conexão com o público, que não leva sua persona a executar a ação desejada, você perde a oportunidade de mostrar quem é você mesmo, qual a sua essência, para quê você existe no mercado.

#03 Seu dinheiro vai embora
Nem preciso falar, né?
Se você perde tempo, por consequencia, perde dinheiro também. Afinal de contas, suas horas investidas na produção desse copy valem muito para você.
E a perda de dinheiro vai além, quando se pensa em um anúncio pago ou na baixa conversão na página de vendas de um de seus serviços.
Você poderia se comunicar com muito mais pessoas, gerar muito mais rentabilidade para seu negócio se tivesse um texto que conseguisse se conectar e persuadir seu público a tomar a ação desejada.
Um copy mal escrito não gera conexões, que não trazem resultados, que não geram lucro para o negócio.

#04 As oportunidades fogem
Um copy sempre tem por trás o objetivo de gerar novas oportunidades para o negócio. Seja de vendas, seja de leads, seja de conectar-se com um público novo.
Se o seu copy não converte, você perde oportunidades de fazer novos negócios, de expandir o seu negócio e as pessoas sequer cogitam a possibilidade de fazer uma parceria com você. Afinal, você não transmite credibilidade no que diz, o que está escrito ali não convence ou sequer chega a ser cogitado pela audiência que recebeu seu texto.

#05 Você joga sua credibilidade fora
Se você não consegue converter em um copy, você não está transmitindo credibilidade suficiente para convencer as pessoas que estão acessando seu texto a tomarem as ações desejadas.
Com isso, pode ser que você esteja ‘queimando’ a sua credibilidade, pois sempre que aquela pessoa que viu seu texto, mas não se engajou com ele, o vir em sua página vai se lembrar desse fato, desse texto que não fez sentido nenhum para ela.
Ou ainda, ela pode nem se lembrar de você. E se você não é lembrado, não formou nem uma reputação na mente daquela pessoa. Ou seja, não tem credibilidade.

O que pode ter feito seu copy não converter
Há uma série de erros bastante comuns que fazem com que os copys não convertam. São eles:
Não há um CTA claro no seu texto, deixando explícito o que o leitor deve fazer;
Há um excesso de CTAs e cada um manda o leitor fazer uma coisa diferente;
Há inúmeros erros de português;
Excesso do uso de gatilhos mentais;
Uso inadequado de gatilhos mentais;
O texto ficou confuso;
Você usou uma copy pronta que aparentemente funciona em todos os mercados. Isso não existe! Cada mercado é único e sua audiência é única. Respeite-a;
Seu texto é muito generalista e não traz nada de novo;
Não há um benefício claro para sua audiência na leitura desse material;
Foco excessivo nas vendas;
Você escreve o que gostaria de ler e não o que sua persona está buscando resolver;
Seus argumentos são rasos e não convencem;
Você não demonstra toda credibilidade que possui;
Você fala sobre vários assuntos em um mesmo texto, sem foco;
O texto está mal estruturado;
O título não é chamativo o suficiente;
As informações que você passou não são confiáveis, não apresentam fontes.
E esses são apenas alguns dos principais erros cometidos por quem está iniciando na produção de textos para web e que fazem com que seu copy não tenha os resultados esperados.

... Vamos converter mais?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os problemas causados para você quando um copy não converte tanto como deveria e entendeu alguns dos principais fatores que fazem um copy não performar tão bem, é hora de corrigir seus erros e seguir praticando.
Precisa de uma mãozinha em sua redação? Me mande uma mensagem aqui ou deixe nos comentários, que eu te ajudo!



Comentários