Tudo o que você precisa saber sobre Redação Publicitária e as vantagens de ter um profissional free
- Priscila Lemes Marques
- 23 de ago. de 2020
- 6 min de leitura
Seja você produtor de conteúdo ou dono de um negócio, se você está presente nas redes sociais, você quer atrair e conquistar um público. E, claro, vender seu trabalho. E essa necessidade para manter seu negócio de pé e pagar suas contas não é fácil de conquistar e exige um esforço de toda a equipe (ou euquipe).
Para isso, é necessário ter um bom produto, um excelente atendimento, oferecer um diferencial ao seu cliente e, para atrai-lo até você é preciso um planejamento de marketing eficiente e alinhado com o seu propósito.
Afinal de contas, é preciso comunicar o que você quer vender e, ir além, convencê-lo a escolher você, o seu conteúdo, no meio de tantas opções no mercado. É preciso, através da sua comunicação, prender a atenção em meio a tantas publicações em que o usuário é bombardeado em suas redes sociais.
E é aí que a Redação Publicitária entra como sua aliada.

Por isso, aqui nessa post você vai tirar todas as suas dúvidas sobre Redação Publicitária e como é o trabalho do profissional dessa área.
#01 O que faz um redator publicitário?
A Redação Publicitária é uma técnica utilizada para conceituar as campanhas de marketing e um de seus pilares principais no que diz respeito à comunicação e divulgação. E o trabalho do redator vai muito além de escrever textos e artigos e envolve todo o processo criativo para a comunicação de uma campanha.
O redator publicitário trabalha o conceito de uma ação, as ideias que serão transmitidas e vai até o fechamento da campanha. Ou seja, mesmo que uma peça publicitária veiculada por uma agência não contenha uma palavra sequer, a mensagem transmitida por ela passa pela conceituação de um redator.
Uma campanha de marketing começa ao ser definido o seu objetivo e qual o público que será atingido e, a partir daí, o redator passa a conduzir as pesquisas para desenvolver um conceito que irá orientar toda a divulgação, incluindo a definição da linguagem que será utilizada para se comunicar e conectar com as pessoas.
Com isso, o trabalho de um redator (free lancer ou funcionário) pode incluir:
Criação do conceito de uma campanha;
Definição da linguagem utilizada para se comunicar com seu público (Brand Voice);
Slogans para comunicação do valor/identidade da marca;
Escrita de artigos para blogs;
Legendas para seus posts nas redes sociais;
Mensagens nos materiais impressos;
E-mail marketing (Fluxo de Nutrição);
Roteiros para vídeos, podcasts;
Entre outras atribuições.

#02 Qual a importância do trabalho de um Redator Publicitário?
Para desenvolvimento de uma escrita assertiva, que gere resultados para a campanha ou, simplesmente, para a publicação, o redator é quem vai identificar a linguagem mais apropriada para se comunicar com o público, qual a melhor forma de se aproximar da sua persona, etc.
Sem a Redação Publicitária nenhuma campanha toma forma, pois é a partir desse trabalho que são criados os web banners, os flyers, outdoors, posts para redes sociais, roteiros, vídeos, etc.
O trabalho do redator não é apenas escrever bem, vai muito além disso. Além de escrever bem, é preciso escrever adequadamente, gerar conexão e identificação com o público com o qual se está comunicando, precisa de clareza, concisão e persuasão em sua escrita.
Os textos e conceitos não surgem da inspiração, das ‘vozes da cabeça’, mas é fruto de uma pesquisa intensa sobre a área e da aplicação de técnicas específicas para escrevê-los.
O trabalho de Redação Publicitária é extremamente importante para definir a forma com que sua marca se comunica, mesmo sem utilizar as palavras, mas usando, até mesmo, emojis.
Além disso, é a partir desse trabalho que você vai ser definido também o que você não pode dizer para seu público, já que existem inúmeras expressões e formas de falar (tom de voz) que podem soar grosseiras ou simplesmente não chamam a atenção do público.

#03 O que diferencia a Redação Publicitária?
O que diferencia a Redação Publicitária de outros textos é a forma com que ele é estruturado, pois os textos/ideias criadas através dessa técnica visam atrair a atenção de determinado público, tornando-o mais propenso a adquirir um produto, serviço ou ideia.
Um texto publicitário pode ser um artigo para um blog que tenha como intuito educar uma audiência sobre determinado mercado, um panfleto falando sobre uma promoção, um roteiro de vídeo para anunciar um novo produto, uma imagem que demonstre um conceito novo.
O texto publicitário precisa ter clareza, para facilitar o entendimento da mensagem por qualquer pessoa que a veja e que ela entenda exatamente a ideia que aquela peça deseja transmitir.
Também precisa despertar interesse. Inclusive, o interesse vai ser o fator principal do seu texto. Não vai adiantar gastar horas (e até dias) criando um conceito que não gera o menor interesse do público. É preciso falar sobre o que as pessoas querem saber de uma forma que elas se sintam atraídas a ler, ver, assistir.
A proximidade é outro fator bastante importante da redação publicitária. Através do texto, é preciso demonstrar que você conhece bem o público para o qual aquilo foi escrito, ter uma comunicação direcionada e envolvente. Sabe quando você lê algo e tem certeza de que foi escrito especialmente para você? É isso. É sobre, novamente, conhecer as expectativas do seu público.
Outro fator extremamente importante para a redação publicitária e, talvez, o mais conhecido é a persuasão, que é a capacidade de fazer seu público tomar uma decisão. Todo e qualquer texto publicitário precisa ser persuasivo para ser eficiente. Para isso, o texto precisa ter CTA’s que deixem claro a ação que a pessoa deve tomar.
Um texto publicitário eficiente deve chamar atenção, fugir dos clichês e frases óbvias, ser redigido na linguagem do público, feito de acordo com os padrões de onde será veiculado, falar mais sobre o cliente e menos sobre o que vai ser vendido e ser honesto, antes de qualquer outra coisa.

#04 Onde é usada a Redação Publicitária?
A Redação Publicitária pode ser encontrada em qualquer texto cujo objetivo esteja ligado direta ou indiretamente à propagação ou reforço de alguma marca e, portanto, ela está presente nos cartões de visita, folders, flyers, banners, anúncios em jornais e revistas, displays, outdoors, bussdoors, móbiles, totens e todo material impresso de uma marca.
Também é possível encontrá-la em cada post que uma empresa faz nas suas redes sociais, nas suas aparições nos stories e nas respostas do WhatsApp comercial.
Também é Redação Publicitária os roteiros montados para os vídeos, anúncios em TV, podcasts e spots de uma marca e todo seu marketing de conteúdo, visto em e-books, audiobooks, textos no blog, whitepapers, infográficos e checklists.
Como já vimos, a Redação Publicitária é todo texto ou conceito formulado para divulgar um produto, serviço ou ideia e, por isso, você poderá vê-la em vários locais diferentes e em vários formatos.

#05 Por que você precisa de um redator publicitário free lancer?
Se você tem um blog, canais nas redes sociais, quer fazer uma divulgação mais intensa de algum serviço seu ou ainda está iniciando nessa jornada, precisa produzir conteúdos (e materiais) para interagir com seu público através desses canais.
Para ter bons resultados nas redes sociais, por exemplo, é preciso ter uma frequencia maior nas publicações e isso demanda tempo de pesquisa de conteúdo que será abordado, estudo do público e do tipo de conteúdo que gera mais engajamento, produção do conteúdo, revisão, etc.
Se você é produtor de conteúdo, dono de uma pequena agência ou de um pequeno negócio, pode não ter tempo hábil para executar todas as suas tarefas cotidianas e mais produção desses conteúdos.
E, mesmo que você tenha outros membros na sua equipe, se a sua empresa tem uma equipe mais enxuta, a quantidade de tarefas de cada pessoa é muito grande e um membro da sua equipe que já seja responsável por outras atividades, pode se apertar com mais essa.
E é aí que passa a ser interessante para você a contratação de um redator freelancer.
O profissional free lancer vai agregar maior qualidade para sua estratégia, vai manter a frequencia de posts no blog e nas redes sociais e vai agregar maior qualidade ao seu trabalho, já que possui as técnicas e conhecimentos necessários para fazer uma escrita com maior persuasão.
O redator freelancer vai tornar a sua produção de conteúdo escalável, além de ter um custo relativamente mais baixo que a contratação de mais um funcionário para a equipe.

... É hora de começar a produzir seu conteúdo!
Agora que você já conhece as principais informações sobre o mercado da Redação Publicitária, suas características, técnicas utilizadas e porque um profissional free lancer pode ser uma excelente opção para seu negócio, não tem mais desculpas para não produzir conteúdo de valor para seu público.
Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar sobre o assunto. Só comentar aqui embaixo ou me enviar uma mensagem. Estou te aguardando, viu?

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