06 dicas para contratar o freelancer ideal
- Priscila Lemes Marques
- 28 de ago de 2020
- 4 min de leitura
Escolher o freelancer ideal para te ajudar em suas tarefas é uma tarefa importantíssima para o sucesso do negócio. Afinal, o profissional ficará responsável por seus conteúdos, textos, design ou mesmo pelas tarefas administrativas, como uma assistente virtual, exemplo.
Seja qual for o tipo de freelancer que você está contratando para seu negócio, é imprescindível avaliar diversas questões para entender se aquele é o profissional ideal para a tarefa que deverá ser executada.
Uma boa avaliação e uma negociação prévia deixam tudo muito mais claro na relação entre as duas partes, sem surpresas para ninguém.
Por isso, trouxe para você 06 critérios para avaliar ao contratar um freelancer para seu negócio. Vamos ver quais são?

#01 Portfólio
O primeiro e, talvez, mais importante critério a ser avaliado é o portfólio do profissional.
No documento vão constar seus principais trabalhos e resultados e, assim, será possível avaliar como é o trabalho do freelancer e qual sua experiência na área requerida.
Através do portfólio você conseguirá entender se esse profissional trabalha com o tipo de trabalho que você está buscando e como ele poderá te ajudar.
#02 Certificações
Apesar de não ser tão importante quanto o portfólio, que mostra na prática o que o freelancer faz, avaliar suas certificações na área pode ser interessante para entender quando ele começou a se interessar por esse tipo de trabalho.
Além disso, através das certificações (algumas áreas exigem determinados cursos, outras não) será possível fazer uma avaliação mais geral sobre o trabalho do freelancer, entendendo se ele tem aplicado em seus trabalhos todo conhecimento que adquiriu.
Também será possível verificar se é um profissional que está em constante atualização, que tem “sede de aprendizado”. Isso é uma característica muito positiva, já que mostra que ele está sempre disposto a aprender habilidades novas.

#03 Prazo de entrega
Outro fator bastante importante a ser avaliado ao buscar por um freelancer é o seu prazo de entrega para as tarefas que deverá executar.
Sem saber quanto tempo o profissional levará para fazer a tarefa, não será possível saber se ele conseguirá entregar no prazo necessário para você. Tudo isso precisa ser conversado.
Há profissionais que são muito requisitados e, por isso, precisam de um tempo maior. Já outros, devido à vasta experiência ou por contarem com ferramentas especiais, conseguem entregar de forma mais ágil.
Tudo vai depender do acordo entre você e o profissional no momento da conversa e do que precisa ser feito.
#04 Habilidades e comportamento
Em uma conversa franca entre você e o freelancer, será possível avaliar quais são suas habilidades.
Você sabe que esse profissional tem uma experiência vasta como designer. Mas você sabe se ele é pontual, paciente com alterações, se costuma prestar atenção nos detalhes das conversas e levar isso para suas artes?
Ele costuma apresentar suas referências? Quantos anos possui de experiência? Ele costuma conversar com o cliente durante o processo de criação de suas peças ou prefere mostrar apenas o resultado final?
Esse profissional possui características como curiosidade, atenção, resolução de problemas ou proatividade?
Conhecer o comportamento e as habilidades técnicas do profissional é muito importante para que a parceria entre vocês seja duradoura.
Às vezes o profissional é incrível no que faz, mas se o relacionamento entre vocês não for bom, dificilmente essa relação vai perdurar por muito tempo.

#05 Suas redes sociais profissionais
Checar o site, o LinkedIn, o Behance ou o Instagram profissional do freelancer que está em negociação com você pode ser uma forma de conhecê-lo melhor e facilitar a conversa e negociação entre vocês.
Nada como um “Parabéns por aquele trabalho”, “Vi seu último post e achei interessante” para quebrar o gelo na conversa inicial entre vocês.
Além disso, saber mais sobre ele, além do que está no portfólio ou currículo é interessante para saber mais sobre sua carreira, trajetória, ideais de vida, seus projetos, as interações com suas conexões, o que os comentários dizem no geral, em quais assuntos ele se interessa mais.
O freelancer não é apenas mais um fator de produção para seu negócio. É uma pessoa, com objetivos e projetos de vida e demonstrar interesse pelo que ele faz, diz e pensa pode facilitar a conexão entre vocês logo no início da conversa.
#06 Tenha uma conversa sincera
Ao se reunirem para fechar o acordo, busque sinceridade na conversa e seja franco. Deixe claro para o freelancer quais são seus objetivos com esse projeto, tarefa, trabalho que será feito por ele, os resultados esperados, quais são os prazos para os quais você precisa daquela entrega e como você pretender ir recebendo o material.
Da mesma forma, peça para que o freelancer deixe claro quais são os prazos dele para entrega, quais são os valores e formas de pagamento, como é o processo dele de trabalho, como e quando ele entregará os resultados esperados e como ele pode te ajudar a alcançar seus objetivos.
Uma conversa sincera e um contrato bem feito (não se esqueça dessa parte) evitam inúmeros problemas e divergências futuras no relacionamento entre vocês.

... Hora de ir ao mercado!
Contratar um freelancer é uma das melhores saídas para produtores de conteúdo, consultores digitais, donos de pequenas agências, empreendedores solo, por ser uma opção mais barata que a contratação de um funcionário e por ter à disposição um especialista em determinada função.
Mas também é um profissional que estará lidando com questões importantes do negócio e, por isso, precisa ser alguém de confiança e que, com certeza, entregará o resultado esperado.
Por isso, avaliar todas essas questões antes de firmar um contrato é extremamente importante para que não haja problema na comunicação para nenhuma das duas partes e desentendimentos futuros.
E você? Já teve problemas ao contratar algum freelancer? Tem algum profissional que é de sua inteira confiança e que você sempre indica para os amigos? Deixe seu comentário aqui no post.
E se o assunto for freelancer para redação publicitária, saiba que você pode contar comigo para te ajudar no assunto, ok? Basta deixar um comentário aqui no post ou em algumas das minhas redes sociais.




Comentários