top of page

Qual a melhor rede social para minha empresa?

  • Foto do escritor: Priscila Lemes Marques
    Priscila Lemes Marques
  • 23 de jun. de 2017
  • 3 min de leitura

A Internet oferece uma infinidade de redes sociais. Cada rede social possui uma peculiaridade e um objetivo diferente. Agora fica a dúvida: será que sua empresa está presente nas redes sociais que deveria? Aqui tento esclarecer um pouquinho essa dúvida com dicas sobre quais as melhores redes para cada tipo de negócio.



LinkedIn: Se sua empresa atua no ramo de recrutamento de profissionais ou trabalha com serviços terceirizados de RH, essa é a rede social ideal para você. Também é interessante para mostrar seu trabalho e trocar experiências com grupos de profissionais de sua área, podendo lhe trazer boas dicas profissionais nessas conversas. Negócios que trabalham com transações B2B (entre empresas) também devem se atentar para o LinkedIn, pois possibilita que você segmente por cargo ou empresa seus anúncios.


Tumblr: Se seu público-alvo são garotas adolescentes, com certeza o Tumblr irá te ajudar a se aproximar de seus clientes. Você pode criar um blog para sua empresa no site e publicar conteúdo que contribuam no cotidiano suas leitoras.


Facebook: Atualmente praticamente todo mundo tem uma conta no Facebook. Sendo assim, de qualquer ramo que seja sua empresa, ela precisa estar presente no Facebook. Aqui o segredo é o conteúdo que será divulgado, pois bons conteúdos viralizam a sua marca. INVISTA NO BOM CONTEÚDO!


Instagram: Se você trabalha com fotografia, produção audiovisual ou com qualquer setor do ramo da moda, o Instagram será perfeito para te ajudar a expor seus serviços e produtos. Mas é claro, desde que você exponha conteúdos que valham a pena de serem vistos, ou seja, nada de foto amadora na rede, hein?


Youtube: Ótimo para quem trabalha com audiovisual ou com música. É interessante aliar o Youtube com outras redes, para aumentar suas visualizações. Para outras empresas, pode-se criar canais com conteúdos relevantes para o público, ou ainda, investir no anúncio da rede.


Snapchat: Se sua empresa precisa atingir o público jovem, criar snaps divertidos e relacionados ao cotidiano dos jovens é ideal para sua empresa engajar-se com esse público.


Periscope: O Periscope pode ser um excelente aliado se você pretende ter uma conversa mais íntima com seus seguidores. Além de aproximar marca e cliente, também é uma ótima plataforma para divulgar novidades da sua empresa. Mas atenção: no interior a plataforma talvez ainda não tenha tantos adeptos, não esqueça de verificar antes se seu público está presente aqui.


Twitter: Invista em conteúdo divertido, dinâmico, relevante e sabe em que mais? Memes. Isso mesmo. Memes viralizam facilmente pelo Twitter e não será vergonha alguma seu negócio aderir a essa prática. Qualquer empresa pode estar presente no Twitter, basta saber se seu público está por lá também. Por exemplo: há pessoas que tem perfil na rede para saber das notícias de forma mais rápida ou jovens que usam a rede como um diário. Entenda seu público e se jogue no Twitter!


Pinterest: Utilize o Pinterest para humanizar o seu negócio. Aproxime-o de seu público com conteúdos divertidos, como memes e frases engraçadas. Única contraindicação: utilizar sem que seu público esteja presente na rede, daí de nada vai adiantar o esforço, né? É um excelente canal para reforçar a identidade da sua empresa e para gerar bons conteúdos para seu público, pois o Pinterest é bastante utilizado como um canal de ideias por seus usuários.


Flickr: Se você trabalha com fotografia ou pode trabalhar seu negócio com fotografias interessantes (lojas que costumam fazer ensaios com profissionais são um bom exemplo), o Flickr é ideal


WhatsApp: O Whatsapp demanda tempo e atenção, pois um cliente jamais deve ficar esperando por muito tempo sua resposta. É sua oportunidade para aproximar-se e entender melhor as necessidades dos clientes. É ideal para empresas que vendem produtos muito segmentados ou grandes equipamentos. pois precisam atender clientes individuais.


Google +: Uma pesquisa recente mostrou que o público entre 13 e 17 anos tem aderido bastante ao Google +. Portanto, se você atende a esse público, não perca tempo! Papelarias (público em idade escolar) são um bom exemplo de negócio que devem investir nessa rede.



Ainda tem dúvida de onde você deve estar para conversar com seu público? Me chama aqui que te dou uma forcinha!


E não se esqueça: não adianta ter o perfil na rede, TEM QUE PUBLICAR, TEM QUE ENGAJAR!



Comentários


bottom of page