Eu consigo investir em publicidade mesmo com pouca verba?
- Priscila Lemes Marques
- 3 de jul. de 2017
- 4 min de leitura
Você sempre se depara sonhando com grandes empresas e imaginando lindas propagandas na TV estampando sua marca para o país quando você finalmente for proprietário de uma multinacional, mas enquanto não chega lá, acredita que não existe publicidade para empresas pequenas, que você não tem verba disponível para tanto no momento. Mas estou aqui para te mostrar o quão este pensamento é equivocado.

Com esse pensamento negativo, você percebe que seu negócio não está te trazendo retornos, mas insiste em não investir na comunicação da sua empresa. ESTÁ ERRADO! O retorno não virá se as pessoas não conhecerem sua empresa e perceberem que ela é confiável o suficiente para que passem a ser suas clientes. Não é preciso gastar milhões para exibir sua empresa na TV no horário nobre do jornal.
Não é preciso gastar milhões para exibir sua empresa na TV no horário nobre do jornal. Saiba que, com pouco, pode-se fazer muito e expandir sua marca para conquistar seus mais altos sonhos. Basta saber onde investir, como investir e em quem deve-se investir.
Como fazer isso? Existem inúmeras formas alternativas de comunicar sua empresa com pouca verba. A mais conhecida delas, é claro, a Internet, através de redes sociais e Google Adwords. Existe ainda uma outra modalidade pouco explorada pelas microempresas e que pode ser uma das mais valiosas formas de tornar-se referência no serviço que presta: os blogs. Grande parte dos consumidores buscam informações sobre o que desejam consumir através da Internet e estar presente nessa busca pode ser uma chave para conquistar este cliente ou ainda pode-se patrocinar um blog referência na sua cidade ou região e estar presente da mesma forma. Para empresas que trabalham no B2B (transações entre empresas), coletar e-mails dos clientes pode te gerar bons resultados através de campanhas de e-mail marketing. Existem ferramentas gratuitas e de preços muito baixos com relação ao custo-beneficio que trazem para sua empresa.

Mas não existe somente a Internet como forma de democratizar a comunicação para empresas de menor porte. Outras formas que possibilitam que, mesmo tendo pouca verba você, invista em marketing serão citadas abaixo, para que você entenda a utilização de cada uma e como inovar na divulgação de sua empresa:
Cartão de visita: um cartão de visita é a chave de entrada da sua empresa e, se bem utilizado, pode trazer bons frutos. Pode-se inovar utilizando cortes especiais, materiais diferenciados e até mesmo apresentando uma identidade visual interessante.
Flyer/panfleto: ótima forma de divulgar as novidades da sua empresa e tem um dos menores custos de produção dentre as mídias. É uma forma de obter divulgação localizada e expansiva, já que uma pessoa ao recebê-lo pode divulgar a outra e assim estender a eficácia da sua comunicação.
Folder: é parecido com o flyer, porém deve ser utilizado nos casos de necessidade de explicitar melhor o que está sendo oferecido pela empresa.
Brindes: chaveiros, canetas, bloquinhos, calendários, marca páginas tem custo muito baixo de produção e podem ser utilizados como forma de estar sempre presente na memória de um cliente seu. Utilizá-los em datas comemorativas, em um promoção ou na abertura de um negócio como premiação após a efetivação de uma venda. Mas tem que se pensar no tipo de público com que se trabalha, é mais interessante o oferecimento de brindes para empresas que trabalham no B2B (transações entre empresas), já que empresas que trabalham com consumidores finais, como lojas ou supermercados possuem um número massivo de clientes o que não torna a sua distribuição viável.
Uma empresa inovou recentemente oferecendo os anúncios em saquinhos de pão e inclusive tornou o negócio uma franquia. Uma opção para quem deseja fazer este anúncio no interior é se oferecer para comprar os saquinhos de pão das padarias locais com o contraponto de que levem sua marca. Compreender se seu público é frequenta padarias é fundamental para não desperdiçar verba. É uma solução barata e inovadora, dependendo da região em que se trabalhará com isso.
Adesivos: adesivos para carros tem custo baixo de produção e levam sua marca a rodar por toda a cidade. Investir na identidade visual destes itens é fundamental para a eficácia da comunicação.
Participação em eventos e feiras do segmento: é uma forma de se aperfeiçoar, criar contatos na área e divulgar ainda mas o que você tem feito por seu negócio.
E que tal juntar todos esses itens e fazer uma ação no centro de sua cidade, hein? Ações podem ter custo baixo se forem bem planejadas e calculadas. Uma loja de roupa não pode promover um desfile de modelos pelo centro da cidade? Talvez com a contratação de um fotógrafo local, as modelos passando pelas pessoas normalmente e encenando uma “perseguição paparazzi” chama-se atenção para a loja sem gastar além dos limites. Lembrando: isto é um exemplo simples do que pode ser feito.
Percebeu agora que, com pouco, pode-se fazer muito e expandir sua marca para conquistar seus mais altos sonhos?

Através da comunicação existem inúmeras formas de apresentar sua marca ao público e mostrar que você realmente tem algo de melhor a oferecer que os demais. E mais uma vez vale reforçar o ditado: Quem não é visto, não é lembrado. Para reforçar isso, trago dados de uma pesquisa recente que mostrou que uma pessoa, para comprar um produtos, precisa ter tido contato com ele de 7 a 12 vezes. Ou seja, quanto mais vezes seu público for exposto a sua marca, mais resultados você terá.

Há ainda outro estudo que nos apontou que o Brasil, em 2013, detinha 55% do mercado publicitário da América Latina e era o 6º maior anunciador do planeta, ou seja, existem bastantes concorrentes já na ativa, hein?!?
Comunicação é investimento, investimento na expansão e reforço da sua marca, é investimento na conquista do cliente, é investimento para manter clientes fieis, é investimento para jamais ser esquecido. Não fique para trás. Comunique-se! Ficar parado sonhando é que não vai te levar ao que tanto almeja, viu?!?
Publicidade não é só para os grandes, É PARA TODOS!



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