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Será que eu deveria montar minha loja virtual?

  • Foto do escritor: Priscila Lemes Marques
    Priscila Lemes Marques
  • 24 de jul. de 2017
  • 4 min de leitura

Você já possui sua loja física e tem vontade de montar agora uma loja virtual? Ou então você tem vontade de vender e não possui renda para ter um negócio físico? Ou ainda, você já trabalhou no comércio e agora pensa que é o momento de ter seu próprio negócio? Espera aí, vai com calma! Há alguns itens a que você deve se atentar antes de abrir seu negócio virtual.


Em primeiro lugar você precisa saber se seu público já é adaptado ao mundo virtual, definir qual será o nicho de atuação da sua empresa e entender como é trabalhar com vendas no universo online. Para isso existem cursos gratuitos ou de custo baixo que você pode fazer para não iniciar o negócio sem entender nada do mercado em que está se envolvendo.


Agora que você já estudou e já sabe como trabalhar, é o momento de fazer seu plano de negócios, pois é ele que trará um norte para sua empresa virtual. Você precisa de um plano de negócios para saber onde está, onde quer chegar, quem são seus concorrentes, quem serão seus fornecedores, quais serão seus custos, quanto você precisa de capital, entre todos os outros itens que interferem diretamente no seu negócio. É o plano de negócios que norteará suas decisões.


A partir disso, você começa a definir o mix dos produtos que irá oferecer aos seus clientes e a plataforma que deverá utilizar para hospedagem de seu e-commerce e dos pagamentos. Entenda bem o que você vende e como irá vender e entenda que o número de compras através de dispositivos móveis cresceu (e muito!) nos últimos meses, para saber qual das opções é mais adequada para seu negócio. Existem plataformas gratuitas, pagas, próprias e cada uma funciona melhor para cada modelo negócio. Pesquise sobre elas para não ter problemas futuros após abrir sua loja.


A plataforma deve ser responsiva, objetiva e clara, para que seus clientes não tenham dificuldade no momento em que forem navegar pelo seu site.


Um ponto primordial ao pensa em abrir seu e-commerce: a logística. Defina bem sua política de entregas e entenda até onde seu negócio pode chegar, para não perder dinheiro com entregas que sejam inviáveis. Estamos em um país de dimensões continentais e a entrega é um dos fatores que mais vem gerando insatisfação entre os e-consumidores. Fique atento a isso!


E como estruturar a logística desse negócio? Depende do quanto você irá vender. Aí entra mais um ponto do plano de negócios. Fazer uma previsão realística de vendas é o que irá determinar as escolhas em sua logística. Por exemplo, uma demanda pequena pode ser gerenciada pela própria loja, mas para uma demanda maior, é mais interessante terceirizar os serviços de entrega. Empresas de logística possuem maior contato com transportadoras, conseguindo descontos maiores para os e-commerces.


E o estoque? Como eu vou manter? Você pode ter seu estoque físico, mas isso irá te gerar custos de manutenção. Se você já possuir uma loja física é interessante esse modelo, pois você pode compartilhar os estoques entre suas duas lojas. Mas fique atento para não vender na loja virtual o que já foi vendido na loja física. Tenha controle de seu estoque! Ou você pode optar por fazer compras por consignação ou sob encomenda, dessa forma o fabricante só efetua a venda para você no momento em que a compra é efetuada. Só um recado: tenha atenção com seus parceiros, pois um fornecedor ruim, que lhe trás atrasos, mancha a sua reputação. Para não perder o controle, há programas de gestão de estoque gratuitos na Internet. Procure o que se adequa melhor a sua necessidade.


Depois de passar por todas essas etapas, você finalmente chega ao lançamento da sua loja. A partir daí, a preocupação também passa a ser o marketing. Afinal, depois de tanto trabalho, você vai deixar que sua loja permaneça desconhecida?


Uma loja virtual precisa ser muito bem divulgada para ganhar conhecimento do público. Ela não é como uma loja física em que as pessoas passeiam diante de sua fachada. Ela precisa ser divulgada para que as pessoas cheguem até ela. E mais, só chegar não garante a venda, é preciso uma divulgação massiva para conscientizar seus prováveis clientes do quanto sua loja é confiável e quão bons são seus produtos. Para isso valem as velhas dicas, Google Adwords, Facebook Ads, blogs, links patrocinados, realize um bom trabalho de SEO, etc. Tudo isso irá te auxiliar a construir um exército de clientes fiéis e propagadores de boas recomendações a sua loja.



A última dica que deixo para você é que não deixe de dar manutenção constante na sua loja e nos sistemas que a envolvem, não deixe de verificar nada e nem passar nenhum detalhe que possa comprometer a imagem da marca de sua loja.


Por isso eu afirmo: não considere começar sua loja virtual pensando em trabalhar menos, em só deixar que ela fique lá sozinha e te gere lucros por si só. O trabalho é firme e exige sua dedicação!

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