top of page

Como vai o planejamento para 2018?

  • Foto do escritor: Priscila Lemes Marques
    Priscila Lemes Marques
  • 29 de dez. de 2017
  • 4 min de leitura

Quer começar 2018 com o pé direito, mas ainda não sabe como?

Deve estar faltando o ingrediente principal para qualquer novo início: planejamento.


Planejar irá te ajudar a conhecer os caminhos a serem trilhados e a crescer de forma organizada. Com um bom planejamento, você consegue definir as metas a serem atingidas, em quanto tempo elas precisam ser atingidas, quem deve te ajudar no processo, quem será o responsável por cada etapa, quais recursos você precisará ao longo do período projetado, entre outros fatores. Enfim, planejar é uma etapa fundamental para ter bons resultados.


O planejamento é ferramenta importante para nortear toda sua empresa, seja ela de qualquer porte. Como um funcionário seu saberá como agir ao receber um cliente, se ele ao menos sabe o que você espera da empresa para o próximo mês? Você quer aumentar as vendas ou aumentar o número de clientes? Quer fidelização?


Planejar é documentar onde você quer chegar e como fara para chegar lá!


Para começar a planejar, é bom entender o que é a essência da sua empresa. Para isso, volte e entenda quais são a missão, visão e os valores da empresa. Ainda não possui nada disso definido? Busque ferramentas simples para definição desses itens importantes, pois a partir deles é que entende-se a razão de existir e o comportamento de determinada empresa no mercado. Não se esqueça de envolver todas as pessoas que fazem parte do seu processo no planejamento.

(Quer uma mãozinha extra? Nós temos excelentes ferramentas e dicas para definição dos norteadores da empresa. Pode chamar aqui.)


Analisados os norteadores da empresa, é hora de partir para uma análise interna e externa da situação atual do negócio. É o que chamamos de Análise SWOT ou Matriz FOFA, em que você analisa as principais oportunidades e ameaças que o mercado te oferece e seus principais pontos fortes e fracos, cruza as informações e analisa onde pode melhorar, onde deve manter o padrão, em que deve investir, com o que se preocupar, etc.

No planejamento você vai definir objetivos e metas para cada setor da sua empresa. Ainda que você toque sozinho a sua empresa, ela é formada por um conjunto de atividades operacionais e não-operacionais e você deve definir o que pretende atingir em cada uma dessas atividades, para maximizar seus resultados e expandir da forma que deseja. Um exemplo básico, mas que que serve para você compreender como fazer isso:


Setor administrativo: operacionalizar as atividades administrativas através de ferramentas facilitadoras do trabalho. Como? Adquirir ao menos cinco ferramentas e dois aplicativos que auxiliem no serviço burocrático da loja até Junho deste ano.


Após isso, pense no que impediu sua empresa de atingir todos esses objetivos até aqui, questione o cenário, os problemas que a cercam e comece a definir o passo-a-passo a ser dado para atingir cada meta e objetivo definido.


Viu como é simples? No final você terá definido vários objetivos para vários departamentos da sua empresa e acompanhará periodicamente da forma que decidir, mensalmente, semanalmente, trimestralmente, diariamente, etc. O importante é nunca perder o foco daquilo que foi definido.


Isso quer dizer que você deve seguir à risca e não mudar nada que está no planejamento? Claro que não. O seu plano deve ser flexível, para adaptar-se às adversidades que vão ocorrer no caminho. Há diversos fatores que não conseguimos controlar e que interferem diretamente nos negócios, como economia ou o clima, por exemplo. Para isso, seu plano deve ser feito de forma que possa se encaixar e se adaptar às mudanças que deverão ocorrer no caminho. Lembre-se: ele serve para te orientar, não para te imobilizar.


Não se esqueça que o planejamento deve levar em consideração o ambiente em que sua empresa está, ou seja, há empresas em que o cenário muda constantemente, como as de tecnologia, por exemplo. Nesses casos, o plano deve ser revisado e reiterado em períodos mais curtos. Você tem uma loja de roupas? O planejamento pode ser anual, já que a sazonalidade no setor é quase uma constante, mas não se esqueça de definir no planejamento os períodos em que deve-se começar a estudar as tendências da próxima estação, para não perder as inovações. É um caminho para sair à frente dos concorrentes.

Para facilitar todo o processo, existem ferramentas que auxiliam, como o BSC (Balanced Score Card, que é uma ferramenta utilizada para planejar a longo prazo e define claramente todos os objetivos e metas da empresa como em um mapa), os OKR (Objectives and Key Results, ferramenta bastante utilizada pelas StartUps), entre outras várias, além de aplicativos disponíveis para Android e iOS com a mesma finalidade. Muitos sites disponibilizam essas ferramentas gratuitamente ou com custo bem baixo (Nós temos algumas disponíveis, se quiser, pode nos chamar que enviamos gratuitamente).

Agora é hora de colocar a mão na massa. Faça seu planejamento e envie para gente gratuitamente, caso tenha alguma dúvida. Teremos prazer em ajuda-lo (a).

Ficou alguma dúvida? Não pense duas vezes para nos procurar.


Esperamos sua mensagem aqui ou em nossas redes sociais.

Comentários


bottom of page