top of page

10 dicas para as promoções sazonais

  • Foto do escritor: Priscila Lemes Marques
    Priscila Lemes Marques
  • 7 de fev. de 2018
  • 3 min de leitura

Carnaval chegando, janeiro acabando… e você para e pensa: Qual promoção devo fazer agora? Como vou divulgar essa promoção da forma correta? O fato é: o ano todo é recheado de datas comemorativas que possibilitam o comércio criar promoções e ações de venda, para movimentar as lojas.


E fica sempre a dúvida de como inovar e não cair na mesmice ou, ainda pior, levar a fama de algumas grandes lojas do varejo de “Falsas promoções”, devido ao fato de parecerem estar sempre em promoção.

Mulher observando textos com os escritos "Sale" e "Black Friday"

Por isso criamos esse post com 10 dicas para você se planejar e obter sucesso em cada uma dessas datas. Afinal, o objetivo é sempre o mesmo: vender mais!


#1. Nem sempre é necessário fazer uma promoção na data comemorativa em questão. Mas nunca deve-se ignorar uma data. O jogo é intercalar boas promoções com boas ações. As promoções são mais indicadas para épocas de menor movimento no mercado, como janeiro, por exemplo. Já as ações são mais indicadas em épocas em que há a certeza de que o mercado estará aquecido, como Dia das Mães. Mais vale uma super composição de produtos, com muitas novidades e itens que tenham conexão com esse público, do que uma série de desconto em itens que já não são mais tão novos assim.


#2. Planeje-se desde o início. Antes de iniciar o ano você já deve ter planejado em seu calendário todas as datas em que haverá promoções e ações, e também deve criar planos B, C e D para os casos de emergência. Você deve estar preparado para uma eventual crise ou recessão e, por isso, já deve ter se planejado para esses casos.


#3. Capriche na vitrine. Crie um tema, uma história com itens que combinem entre si e que façam os olhos do seu cliente brilhar. Faça até mesmo com que as etiquetas conversem com o tema proposto. É carnaval? Misture cores, máscaras, fantasias e crie um mini-bloco na sua vitrine. Nada de cair naquele velho slogan “Carnaval de preços baixos”. Inovar é sempre a palavra.

Vitrine com desenho de uma mulher com sacolas

#4. Personalize seu ambiente. O ambiente interno da loja deve estar em harmonia com a vitrine e, mais ainda, com a promoção/ação que você está propondo. Cores, produtos, até mesmo uniforme e o humor das vendedoras, tudo deve estar organizado de acordo.


#5. E que tal criar um vale-presente para aquele cliente indeciso? Sempre há a troca de presentes em algumas dessas datas comemorativas e existem clientes que querem presentear, mas não fazem a menor ideia do que seu amigo, esposa, filho gosta. Vender vale-presentes é um meio de não perder a venda, conquista o cliente e conquista quem receber o presente, já que o levará a conhecer a sua loja.


#6. Atenção aos descontos. Ofereça descontos, quando optar pelas promoções, que realmente encham os olhos do cliente, mas nunca deixe de pensar em sua margem de lucro. Uma promoção tem a finalidade de aumentar as vendas da loja, mas isso não valerá a pena se abaixar o seu lucro. Faça as contas!


#7. Crie sorteios e concursos culturais. É possível criar eventos hiper criativos e atrativos para movimentar sua loja em épocas que antecedem o lançamento de novas coleções ou datas comemorativas. Sorteie algo diferente: um vale-compras, aquele produto seu que é o mais desejado, uma micro viagem para alguma cidade perto, etc. Crie um concurso divertido: peça que os clientes criem sua vitrine, façam frases ou fotos divertidas com referência à loja, etc.


#8. Não deixe de divulgar de forma alguma. O tempo tem sido um dos itens mais preciosos do nosso cotidiano e muitos clientes não terão tempo para passar em frente a sua loja, de prestar atenção no ambiente, de perguntar se está havendo promoção. Divulgar é a chave. Faça flyers com cortes diferentes, folders, adesivos, publicações nas redes sociais, envie e-mails, WhatsApp.


#9. Faça pesquisas após as promoções para saber o quão satisfeitos seus clientes ficaram com as compras que fizeram.


#10. Não faça todo ano as mesmas ações, promoções, a mesma vitrine, por mais que seja “bonitinha” ou por mais que tenha funcionado. Os clientes querem novidades e, assim que uma loja ousar ser diferente, todas as outras ficarão para trás. Os clientes buscam, cada vez mais, novidades.


Shopping Center

E aí, gostou do tema? Qual dica mais você daria para os lojistas? Já pensou na sua próxima promoção? Comenta aí embaixo ou em nossas redes sociais.

Comentários


bottom of page