top of page

Tudo que você precisa saber sobre exposição de produtos online e no Ponto de Venda

  • Foto do escritor: Priscila Lemes Marques
    Priscila Lemes Marques
  • 7 de mar. de 2018
  • 4 min de leitura

Que o comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos, todos já sabemos. Aliás, algumas pesquisas revelam que o gosto dos consumidores está tendendo a mudar a cada três meses. E como seguir essa nova tendência de consumo? Como acompanhar o novo comportamento do consumidor e não ser esquecido pelo meu cliente?


Teclado do computador e cartão de crédito azul

Uma das formas mais assertivas é através do Visual Merchandising, que consiste na técnica de tornar o Ponto de Venda mais atrativo para os clientes, valorizando seu espaço e aumentando a fidelidade na sua loja, além de aumentar a rotatividade do estoque.

Por isso, vamos entender como expor seus produtos da melhor forma e tornar seu Ponto de Venda o mais atrativo possível para seus clientes, além de entender como expor seus produtos na Internet de forma de valorize o que você está vendendo. Mas antes, vamos ver alguns dados interessantes? De cada 100 pessoas, 53 compram sem fazer listas e 42 fazem compras a pé. De cada 100 vendas, 70 advêm da vitrine e 80 são decididas dentro da loja.


Loja de brinquedos

Agora sim, vamos conhecer alguns pontos que podem tornar a exposição de seus produtos mais atrativa e alavancar o movimento na sua loja.


O primeiro passo é imaginar como sua loja será encontrada. Facilite o acesso com uma fachada bem conceituada e com o nome da loja bem exposto, qual cor será a loja e a fachada, como serão os móveis, qual o tamanho da vitrine e qual o tamanho da porta de entrada da loja. Organize cada elemento dentro da loja de forma harmônica e que crie uma identidade que relacione seu negócio com seu cliente.


Compreenda que grande parte dos consumidores enxergam o local de fazer compras como “a hora do lazer”, ou seja, sua loja deve contribuir para esse sentimento e oferecer um ambiente de descontração e conforto. E pense em mais uma coisa: seu cliente chega a loja sozinho, acompanhado de filhos, companheiro, amigos? A partir daí você pode imaginar o cenário ideal para acomodação e acompanhantes dentro da loja. E não se esqueça que os acompanhantes podem vir a ser grandes clientes no futuro.


A vitrine tem a função de atingir o público que está em movimento, devendo harmonizar cores, produtos, móveis e elementos de forma de forme uma exposição que convença seu cliente, que seja condizente com a sua realidade e com seus sonhos e, assim, reforce seu poder de persuasão. A vitrine deve ser clara, convincente e informativa, não deve ser confusa e um aglomerado de produtos que não têm conexão uns com os outros. Busque inspirações de seu ramo na Internet, em livros e documentários, crie novidades para seus clientes e inove sempre que possível.

Organize todos os espaços da loja. Fique atento às pequenas bagunças que cada cliente faz após suas compras e certifique-se de que arrumou tudo, para que o próximo que entrar à loja não sinta-se confuso no ambiente ou que sua loja não passe a sensação de desleixada a seus clientes. Aquela velha máxima de que “a área de promoção é sempre bagunçada” já não faz mais sentido, hoje todos os grupos de clientes buscam não só bom tratamento na loja, como bom visual e facilidade de encontrar o que busca. Se possível, organize os artigos por marcas, cores, estilos, coleções, formatos, etc.


Verifique a iluminação da loja. Deixar um produto em um ambiente muito escuro pode diminuir drasticamente suas vendas. Cuide para que os destaques da loja, aqueles produtos que são novidades ou que têm maior número de vendas, estejam com iluminação que favoreça a sua exposição.


Harmonize produtos que podem auxiliar seus clientes a compreender melhor o seu uso, como calças que combinam com determinadas blusas ou móveis que combinam entre si. Dessa forma você otimiza suas vendas.

Loja de roupas

Utilize as etiquetas de precificação como suas aliadas na decoração. Invista em um bom acabamento para estes itens


Explore a comunicação visual da loja, com banners, panfletos, mobiles e outros informativos é possível dizer a seus clientes o que está em promoção, quais as melhores combinações que ele pode fazer, o que é novidade e é interessante para ele, onde trafegar pela loja, etc.


Pequenos artigos da loja podem ser colocados perto do caixa, para relembrar e ajudar seu cliente a finalizar a compra.

Homem comprando brinquedos para cachorros

Já na exposição virtual de seus produtos, alguns pontos são primordiais para não manchar a sua reputação. Compor boas fotos é essencial para essa exposição. Crie cenários, combine elementos e capriche nos cliques, pois fotos ruins podem passar a impressão de falta de capricho no manuseio dos produtos ou ainda que não são artigos de boa qualidade.


Pense também na forma de chegar até seu público no meio online. Pense se são mulheres, homens, adultos, jovens, idosos, empresários, domésticas ou vendedoras e segmente através dessas variáveis as pessoas que deseja atingir com sua campanha. Aposte também em grupos locais de venda, troca ou de informações.


Busque compreender em qual rede social seu público se concentra, se é Instagram, LinkedIn, Facebook, Twitter ou Snapchat ou em todas juntas e explore essas oportunidades de exposição. Crie também um site ou blog com seus principais produtos e ensine seus clientes a usá-los, a melhorá-los ou a cuidar deles com primor através desses canais. É um excelente canal de relacionamento e uma boa forma de expor seus produtos online mostrando suas utilidades.

Homem no tablet

Para finalizar, nunca se esqueça: EXPERIÊNCIAS POSITIVAS, GERAM RESULTADOS POSITIVOS!


E aí, gostou das dicas? Fala pra gente quais dicas mais você tem para passar no assunto Exposição de produtos. Se quiser se aprofundar mais no assunto, saiba que nós oferecemos para os lojistas um curso rápido e intensivo de Visual Merchandising, que ensina as melhores formas de compor vitrines, ambientes internos e comunicar sua loja da maneira mais eficiente para conquistar seus clientes.

Comentários


bottom of page