Conheça os 7 C’s do Marketing de Conteúdo
- Priscila Lemes Marques
- 10 de jun. de 2020
- 4 min de leitura
O marketing de conteúdo é, hoje, uma das principais ferramentas do marketing digital para gerar bons negócios. Ele guia o consumidor durante todo o percurso dentro do funil de vendas até chegar à conversão.
Bons conteúdos melhoram o ranqueamento da sua página nos sites de busca, aumenta o engajamento nas redes sociais, educa os consumidores, que chegam mais preparados no momento da compra, e torna a sua marca uma autoridade naquele determinado assunto.
Com isso, vou te apresentar, através desse artigo, os 7 C’s do Marketing de Conteúdo.

Vamos ver quais são?
#01 Capacidade (qualidade)
Os seus conteúdos precisam ter a capacidade de atrair leitores e consumidores que venham a se tornar clientes posteriormente. Aqui, capacidade é sinônimo de qualidade.
Quanto mais a fundo você for ao apresentar um tema em suas páginas e mais capacidade argumentativa dentro daquele tema você demonstrar, mais fácil seu conteúdo alcançará várias pessoas.
Quando se propor a falar de algo, lembre-se que uma das principais utilidades do marketing de conteúdo é sanar dúvidas e propor soluções e, então, pesquise muito sobre o assunto, veja quais são as principais referências e, ao final, certifique-se de que respondeu à questão principal, ajudando o seu consumidor.
Artigos, vídeos, infográficos, e-books... Qualquer conteúdo deve ter qualidade tanto na mensagem, quando em sua realização, ou seja, na diagramação do material, que deve facilitar a leitura para o receptor.
#02 Customização
A palavra-chave do marketing digital é customização. Através das ferramentas de automação, é possível saber muito sobre o cliente e entregar o conteúdo correto no melhor momento, aumentando a relação entre sua marca e seu lead.
Por isso, entregue a sua base de leads conteúdos personalizados, que atendam às suas necessidades naquela altura do funil.
Através de ações de e-mail marketing, por exemplo, é possível mostrar para o seu lead que você sabe muito sobre ele, podendo citar o seu nome, sobrenome, idade, conteúdos que acessou recentemente e muito mais.
Ações de remarketing também podem aproximar bastante o cliente de você e atendem a essa premissa da customização.
#03 Compartilhamento
Estamos vivendo a era do compartilhamento. De fotos, vídeos, notícias, áudios e, claro, de muito conteúdo entre toda a comunidade.
Ao criar conteúdos que tenham valor para a persona da sua empesa, pense em temas e formatos que despertarão no leitor o desejo de compartilhar aquela informação com a sua rede de contatos.
Quanto mais compartilhável for o seu conteúdo, mais alcance sua marca terá.
#04 Conexão
Essa palavra, com toda certeza, precisava estar em nossa lista. Afinal de contas, o que mais ouvimos quanto o assunto é digital, senão “conexão”?
E é isso mesmo, o objetivo do marketing de conteúdo, em resumo, é conectar. Conectar seu público à sua marca, seus conhecimentos à comunidade, conectar sua marca a um segmento do mercado.
Portanto, todo conteúdo que você for produzir deverá atender a essa proposta e conectar algo a alguém.
Seguindo a essa máxima, o engajamento da sua marca aumentará consideravelmente.

#05 Criatividade
As ações de marketing mais reconhecidas são aquelas que exploram mais a criatividade do receptor e que mostram criatividade do criador. No marketing de conteúdo não é diferente. É preciso ser relevante, mas também criativo para atrair a atenção do público até o seu conteúdo.
Já pensou que desperdício criar um conteúdo incrível e não conseguir entregar para seu público porque ele não conseguiu impactá-lo? A máxima da criatividade entra para evitar que esse problema ocorra.
Ao finalizar um conteúdo, pense em como será possível atrair a persona da sua empresa, fazer com que ela perceba o que foi feito e como fazer para que ela leia o conteúdo atentamente.
Além disso, pense em como o conteúdo será atrativo para o público durante todo o contato com o material, como manter a leitura interessante do início ao fim, como trazer assuntos que realmente são do interesse do público, etc.
A criatividade é muito do espírito do criador de conteúdo, mas a maior parte dela vem de muita pesquisa e de um conhecimento profundo do mercado e do público do negócio.
#06 Constância
Uma estratégia de marketing de conteúdo realmente eficaz é traçada para um prazo de médio a longo. Não vai adiantar fazer um post com bom conteúdo sobre o seu mercado e o restante da comunicação com o público ser um bombardeio de ofertas de seus produtos.
Aliás, quem conhece o Princípio de Pareto já ouviu falar na regra dos 80/20. Fale 80% sobre assuntos relevantes para o público que te acompanha na web e 20% sobre o que sua empresa vende.
Dessa forma, você não se torna cansativo e a sua página sempre será interessante para quem a segue.
Por isso, a constância é importante e você deve atualizar sempre as suas ações de conteúdo em seus canais.
#07 Calculável
O seu trabalho com marketing de conteúdo precisa ter metas estipuladas e que possam ser facilmente analisadas. Não adianta estipular metas que não podem ser calculadas, metas inalcançáveis ou que não são específicas.
Estipule, ao iniciar o planejamento estratégico das suas ações de conteúdo, os principais objetivos que pretende alcançar com esse plano e quais serão as metas a serem avaliadas para medir os seus resultados.
Analise quais conteúdos, quando e onde estão funcionando melhor, analise as estatísticas das suas redes sociais e do seu site e veja o quanto a sua comunidade cresceu após o início da divulgação das estratégias de conteúdo.
Fazer marketing de conteúdo porque está “na moda” não gera resultado nenhum para a empresa, além de gastos de tempo e energia da equipe.

FINALIZANDO...
Esses são os 7 C’s do marketing de conteúdo: capacidade, customização, compartilhamento, conexão, criatividade, constância e calculável. Estudando cada uma dessas variáveis e verificando se a sua estratégia está utilizando cada uma dessas ferramentas, ficará muito mais fácil para você alcançar bons resultados com o seu plano.
Utilizar o marketing de conteúdo com objetivos claros e uma estratégia sólida será ótimo para o desenvolvimento de uma base de clientes leais para a sua marca, além de trazer muitos outros bons resultados para o negócio.
Você já conhecia os 7 C’s do marketing de conteúdo? Como pretende aplicar cada uma das premissas em sua estratégia? Conte tudo aqui para mim!
Fontes:
MKT Total


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