8 comportamentos que você não deve ter no momento da venda
- Priscila Lemes Marques
- 28 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
A venda é ápice do relacionamento entre seu negócio e o cliente, é o momento que você terá a maior oportunidade de falar sobre a sua loja, o seu produto, de ouvir as dúvidas de seus clientes, o que ele procura... Enfim, a venda é o faz qualquer negócio manter-se vivo. Por isso, todo cuidado é pouco nesse momento tão importante. Para facilitar esse momento para você, listamos oito comportamentos que você jamais deve ter na hora de vender. Vamos à lista?
1. Ficar com a cara fechada ou ser mal educado. Você não está fazendo nenhum favor ao atender um cliente que vá até seu estabelecimento. Cordialidade, simpatia e prestatividade (mesmo com aquele cliente chato) são a chave ao atender alguém. Alguém bem atendido, mesmo que acabe não comprando, é uma pessoa que potencialmente pode vir a falar bem do seu negócio para outros conhecidos, mas alguém que foi maltratado, com toda certeza falará mal de seu negócio para várias outras pessoas.

2. Deixar seu cliente esperando muito tempo para ser atendido. Não deixe seu cliente esperando enquanto você fica ao telefone resolvendo outros problemas, no computador vendo suas redes sociais ou mesmo quando atende outro cliente (tente ser mais rápido no atendimento ou, se possível, ofereça atenção aos dois ao mesmo tempo, enquanto um resolve o que comprar, você pode efetivar a venda ao outro ou mostra-lo onde está o produto que ele procura e as opções). É muito ruim ser ignorado ao entrar em qualquer loja.
3. Ser insistente ou “cão de guarda” do cliente. É uma sensação horrível quando um cliente tenta escolher o que comprar com calma (estar “dando uma olhadinha” pode significar que ele não sabe o que comprar, mas quer comprar algo que pode estar em sua loja e precisa ficar a vontade para isso), e o vendedor não sai do pé dele insistindo para que compre algo específico ou monitorando cada passo que ele dá. A sensação é de desconfiança. É necessário ter todo cuidado para que não haja furtos no local, mas tente ser discreto para não causar mal estar.
4. Não saber onde encontrar o que o cliente procura ou deixa-lo confuso com a organização da loja. Demonstrar que você não sabe onde estão os produtos que vende, deixar a loja desorganizada, transmite a sensação de desordem e falta de conhecimento do negócio.

5. Falar mal da concorrência. Fofoca já não é algo legal, mas quando vem de um lojista tentando diminuir o trabalho do concorrente fica ainda mais feio. Faça a sua parte, mostre seu diferencial aos clientes e em hipótese alguma fale mal de outros concorrentes, ainda que sejam desleais. Deixe que eles se queimem sozinhos.
6. Gritar com outras pessoas na frente dos clientes. Nunca grite com um funcionário, colega de trabalho ou com algum parente (ainda que seja por telefone) na frente dos clientes. Isso causa mal estar e confusão no cliente, que não tem porque presenciar essas cenas. Resolva os problemas em particular e com calma.

7. Dizer para o cliente que a promoção é na próxima semana. Isso pode causar duas sensações muito negativas no cliente que entra na loja: ele não quer vender ou ele pensa que não tenho dinheiro para comprar. Nos dois casos o consumidor se sente menosprezado e logo abandona a loja. Sua intenção pode ser a melhor possível, mas nem todo mundo pode entender. Divulgue a promoção depois da venda efetivada, explique o que acontecerá na próxima semana e convide-o a voltar à loja. Às vezes seu cliente realmente precisa comprar algo naquele momento e acaba indo comprar em outro lugar por causa de mal entendido.
8. Falar sobre especificações que seu cliente não entende. Às vezes um cliente busca um celular com câmera que tenha excelente resolução, mas não entende nada de megapixels ou modos de programação da câmera, e falar sobre isso não fará com que você efetive sua venda, já que o cliente não entende o que você está falando. Ou um marido vai até uma loja de roupas e a vendedora insiste em falar sobre os tecidos. Grande parte das vezes ele não vai entender o que está sendo falado. Procure traduzir para seus clientes o que eles precisam ouvir e buscam em determinado produto.

E aí, gostou das dicas? Você comete alguma dessas falhas? Agora não mais, hein? Há muitos comportamentos que, por mais inconscientes que pareçam, afastam seu cliente e causam mal estar no momento da compra. Vamos nos monitorar para não cometer essas falhas mais, combinado?


![Copy certo x Copy errado: Quais as diferenças [bônus: 05 exemplos]](https://static.wixstatic.com/media/1921ba_ed3513aaf3a64deeb9c15500b7f5c52c~mv2.png/v1/fill/w_980,h_459,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/1921ba_ed3513aaf3a64deeb9c15500b7f5c52c~mv2.png)

Comentários