top of page

VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE A FERRAMENTA AIDA?

  • Foto do escritor: Priscila Lemes Marques
    Priscila Lemes Marques
  • 10 de jun. de 2020
  • 5 min de leitura

São várias as teorias que buscam analisar o comportamento do consumidor nos meios digitais. Uma das mais difundidas é a ferramenta AIDA, do acrônimo Atenção, Interesse, Desejo e Ação, que apresenta para nós o ciclo pelo qual as pessoas passam antes de se tornarem, efetivamente, clientes.


Esse conceito pode ser considerado para o marketing como um todo, mas para o digital é ainda mais importante, pois o design de seu site, por exemplo, deverá levar em conta cada um desses passos para conquistar a conversão através do espaço.


Essa ferramenta nos apresenta as quatro etapas pelas quais um cliente passa, de forma progressiva, até chegar à decisão de compra.


Neste post, vou apresentar quais são essas etapas e os principais métodos utilizados para atrair o cliente até a fase de conversão.


#01 ATENÇÃO

Nessa etapa, seu objetivo principal é conquistar a atenção do visitante de seu site, fazê-lo encontrar a sua oferta.


Por isso, aqui é bastante importante que você tenha atenção com o uso das cores, tamanho e posição dos elementos da página. Deixe que as cores fortes e elementos contrastantes somente para aquilo que realmente deve ser destacado, para facilitar a percepção correta do usuário sobre sua oferta.


Um site que carregue rápido também é fundamental. Estude as principais técnicas de SEO para posicionar o site melhor no ranqueamento das páginas de busca e verifique também se o site é responsivo, ou seja, carrega facilmente em dispositivos móveis. Essa atenção especial também irá te ajudar a despertar o primeiro contato com consumidor com a sua oferta.


Nessa fase, as CTA’s (Call To Action) serão suas maiores aliadas para levar o público no caminho da conversão.


Faça anúncios em redes sociais e direcione para seu público, através das ferramentas de redirecionamento das plataformas e coloque nos anúncios temas que são de interesse desse público.


Por exemplo, se você tem uma loja e-commerce de roupas femininas, um post sobre as últimas tendências para o verão 2020 pode ser uma boa ideia para atrair a atenção das clientes.


Pergunte-se como você conseguirá chamar a atenção do maior número possível de clientes potenciais e quais serão as ações executadas pela empresa para alcançar os objetivos traçados.


#02 INTERESSE

Depois de atrair a atenção do visitante da sua página, é preciso despertar o seu interesse em conhecer sua solução. Por isso, aqui você deve destacar títulos, subtítulos e outros textos que mostrem que sua empresa tem algo que ele procura e que é melhor que as demais, ou seja, que a sua solução é a ideal para ele.


As estatísticas do Google Adwords mostram que a taxa de conversão de uma página aumenta consideravelmente quando a palavra-chave buscada aparece em destaque na Landing Page. Isso mostra que o visitante está no lugar certo para sanar suas dúvidas e o leva para os próximos passos.


E, portanto, nessa fase você deve trabalha as buscas pagas e as ferramentas SEO do seu site.


O trabalho de remarketing também é bastante relevante para alcançar bons resultados aqui. Sabe quando você procura um produto, fecha a página e vai fazer outras coisas, como acessar seu perfil no Instagram, e de repente está lá o produto de novo? Isso é remarketing. E é uma forma de despertar o interesse de alguém em sua oferta.


Aqui, você deve se questionar como fazer com que o maior número de clientes potenciais se interesse pela empresa e liste as ações que você fará para conquistar isso.


#03 DESEJO

Depois de conquistar o interesse do consumidor, é hora de despertar o desejo de adquirir a sua oferta.


Nesse momento, as buscas pagas novamente podem ser suas aliadas, já que você precisará, mais do que antes, estar presente em cada passo do seu cliente na web. E isso, claro, nos leva também ao remarketing, que deverá ser ainda mais trabalhado aqui, para fazer com que o consumidor comece a desejar aquela oferta que você está fazendo para ele.


Como você já possui maiores informações sobre seu consumidor nessa fase, é hora de aproximar mais, através de ferramentas de marketing direto, como e-mail marketing.


Essa etapa de despertar o desejo é um pouco mais demorada que as anteriores, já que chamar a atenção do cliente é questão de segundos e começar a despertar seu interesse também não deverá levar muito tempo.


O desejo de consumir algo é um processo mais demorado de ser conquistado, pois o visitante precisa te conhecer melhor, você deve conquistar a confiança dessa pessoa, mostrar que está aberto para eventuais negociações.


Colocar depoimentos de outros clientes, cases de sucesso, garantias dos produtos e outras informações que podem aumentar a sua credibilidade podem ser ferramentas de grande valia.

Agora pergunte-se: Como fazer para que o maior número de pessoas possível deseje adquirir os meus produtos? Quais medidas devo tomar para conseguir isso?


#04 AÇÃO

Essa é a última etapa do nosso acrônimo e você deve trabalhar nela ações para incentivar a primeira compra ou reter o cliente e gerar lealdade dele com a sua marca.


Por isso, ferramentas de automação de marketing e e-mail marketing serão seus aliados nessa missão. Quando você chega nessa fase do processo de compra, já possui informações suficientes sobre o comportamento do cliente e sobre seu interesse real no produto e, portanto, fica mais fácil de oferecer ofertas mais atrativas e que tenham maior valor para essa pessoa.


Quanto mais personalizada for a conversa aqui, maiores as chances de conquistar a conversão e, portanto, a automação de marketing vai te ajudar nessa missão.


Como você pode facilitar a aquisição do seu produto? Esse será o ponto-chave dessa questão.


#05 SATISFAÇÃO

Há quem acrescente um S em nossa ferramenta, o de satisfação. Afinal de contas, após todo esse processo para levar o cliente à conversão, é preciso deixa-lo satisfeito e, claro, pronto para novas compras e para manter o relacionamento com a sua marca.


Trabalhe nessa fase com a sua equipe de pós-venda, com pesquisas de satisfação, por exemplo. O próprio Google fornece para nós a ferramenta Google Forms gratuitamente, em que você pode gerar formulários e, inclusive, coleta o e-mail do respondente.


Essa preocupação com a satisfação do cliente é necessária não somente para saber se ele gostou ou não do seu produto, mas para avaliar em que pontos você precisa melhorar o formato do seu negócio e o que você deve manter.


Os resultados da sua pesquisa podem, inclusive, se tornar um bom argumento de vendas para serem utilizados lá na fase #03 do post.


Além disso, você pode oferecer incentivos para que os clientes respondam a esse questionário, como descontos nas próximas compras, um material exclusivo, um brinde, etc. Tudo isso ajuda no trabalho de retenção de clientes, já que ele manterá o relacionamento com a empresa, e facilita na coleta de feedbacks que irão te ajudar a entender a empresa na visão do consumidor.


A reflexão principal dessa etapa da nossa ferramenta é como fazer com que o maior número de clientes possível se torne leal à marca.


FINALIZANDO...

Gostou do post sobre a ferramenta AIDA(S)? Você já conhecia ou já havia trabalhado com essa ferramenta? Tem alguma outra ferramenta que gostaria que eu compartilhasse com você aqui? Conte para mim aqui nos comentários ou envie por e-mail. Prometo solucionar suas dúvidas!


Fontes:

Resultados Digitais | Pinterest Brasil

Comentários


bottom of page