top of page

12 mídias para implementar meu Marketing de Conteúdo

  • Foto do escritor: Priscila Lemes Marques
    Priscila Lemes Marques
  • 10 de jun de 2020
  • 6 min de leitura

Você sabia que existem inúmeras formas de produzir conteúdo relevante e entregá-lo a seu público? Engana-se quem pensa que o Marketing de Conteúdo surgiu por agora e que só é possível através de um E-book ou Blogpost.


O Marketing de Conteúdo já utilizado há muito tempo e um dos primeiros relatos que temos são as receitas que vem no verso de alguns insumos alimentícios, como leite condensado ou coco ralado.


Temos ainda o exemplo do Guia Michelin, feito no final do século XIX pelo desafio da fabricante Michelin de aumentar a venda pneus no mercado francês de automóveis. A partir daí foi criado um guia de roteiros turísticos da França, o que, de forma indireta, incentivou o aumento da compra de carros e do gasto de pneus. O guia existe até hoje e é replicado em vários países no mundo todo.


Com isso, você pode percebe que é possível entregar conteúdo de valor para seu público de forma mais ou menos aprofundada, em variadas plataformas e em vários formatos diferentes.


Aqui, eu vou listar alguns desses formatos, como implementá-los e qual a dificuldade de cada um deles, para que você possa variar na entrega de seu conteúdo e encantar, cada vez mais, seu público.

Homem lendo jornal sobre negócios

#01 Redes sociais


As redes sociais são um dos meios em que as pessoas passam a maior parte do tempo e é fácil fazer com que seu conteúdo chegue até seu público. Além disso, permite que você publique o conteúdo em vários formatos diferentes, tornando sua implementação fácil.


Você deve descobrir qual o tipo de conteúdo preferido e mais consumido pela sua persona e investir no espaço.


#02 Blog


Os consumidores procuram por blogs, normalmente, para conseguirem informações mais completas e utilizam o conteúdo para sanar algum tipo de dúvida. Um blogpost é sempre uma boa ideia para educar o seu público pela sua jornada de compra e são fáceis de colocar em prática.


Pesquise com seu público quais são suas maiores dúvidas com relação ao seu mercado e as principais pesquisas que fazem nos buscadores para começar a colocar essa estratégia em prática.


O blog ainda pode ser um grande aliado no seu trabalho de SEO, já que facilita que sua página seja encontrada pelos buscadores.


#03 Release em jornais


A imprensa será sua aliada não só para falar sobre sua empresa, como também para levar conteúdo de valor para o público. Quem nunca viu um representante de uma empresa que aparece na TV ou nos jornais impressos dando dicas sobre determinado assunto?


É isso. Veja o que é tendência no seu mercado e torne uma pauta relevante para a imprensa cobrir e, consequentemente, colocar sua marca em evidência. É uma excelente estratégia para colocar sua marca em evidência.


É um tipo de conteúdo fácil de produzir e fácil para o público consumir.


#04 Podcasts ou áudiobooks


O formato de áudio tem se tornado um dos conteúdos mais consumidos pelo público nos últimos meses. Por isso, é interessante que você aposte nessa estratégia. Isso se deve ao fato de que nem sempre podemos parar para consumir um conteúdo e o áudio pode ser ouvido no trânsito, no ônibus, na academia, etc.


Você pode apostar em podcasts, áudiobooks e até mesmo em pequenos programas de rádio locais, desde que saiba fazer com que esse conteúdo chegue até seu público.


É um pouco complexo para produzir, já que exige que o material tenha boa qualidade sonora, mas exige muito pouco esforço do público, o que o torna fácil de ser distribuído.


#05 WhitePaper


Esse formato, normalmente, é mais completo que um blogpost e um pouco menor que um E-book e pode ser ideal para divulgar informações como cases de sucesso ou assuntos mais complexos e que são de grande relevância para sua persona.


Vale a pena investir no formato se, por exemplo, seu produto possui algumas peculiaridades mais complexas para o público entender, já que é um tipo de material altamente educativo.


Exige do público um pouco mais de atenção para compreender, mas não é difícil de produzir.


#06 Imagens


As imagens possuem alto poder visual para educar e levar sua mensagem para o público e, por isso, é um dos conteúdos preferidos para as empresas. Além de ser possível divulgar em várias plataformas ao mesmo tempo, aumentando o alcance do seu conteúdo.


São conteúdos fáceis de produzir, de consumir e com alto poder viral.


#07 Infográfico


Se uma imagem fala mais que mil palavras, e um infográfico?


Um dos materiais mais consumidos atualmente na web, o infográfico possui alto poder educativo, sendo indicado para os mais variados tipos de conteúdos. Você pode levar curiosidades, novidades, assuntos relevantes e dúvidas a serem explicados através desse modelo de material.


A distribuição de infográfico é fácil, pois pode ser publicado em várias plataformas, o público adora esse tipo de conteúdo e é um dos conteúdos que mais geram engajamento na rede.


#08 Webinar


Os webinars são uma excelente forma de demonstrar sua autoridade sobre determinado assunto e de trocar ideias com seu público em tempo real. Você pode utilizá-los para fazer grandes lançamentos, divulgar promoções e divulgar marcos na sua empresa.


É um tipo de conteúdo que exige maior atenção na sua produção, já que precisa de um horário em que público consiga participar, seja colocado em uma plataforma de fácil acesso e que sustente o número de acessos, precisa de um bom provedor de Internet e de qualidade na imagem e som.


Mas possui um grande caráter educativo e permite que você troque muitas experiências com seu público.


#09 Vídeos


Os vídeos são o conteúdo mais consumido na web. Só isso já seria motivo suficiente para que você começasse a pensar em como implementar essa ferramenta em sua estratégia.


Mas tem mais... Com o vídeo você pode transmitir mensagens completas, construir uma narrativa através de storytelling e conseguir uma experiência mais completa na transmissão do seu conteúdo. Não é à toa que várias empresas já oferecem aulas gratuitas sobre vários assuntos.


O mais complicado aqui é que você precisará de um bom editor de vídeos e cuidar bastante da imagem e som. Os vídeos podem ser divulgados em várias plataformas, é facilmente consumido pelo público e possuem alto poder para viralizar.


#10 Aplicativos


Os aplicativos tem se tornado uma estratégia poderosa para as empresas transmitirem seus conteúdos ao seu público.


Se você conseguir com que seu público faça download do seu aplicativo, você já conquistou o coração dessas pessoas e ali você consegue prender a atenção da persona, já que é um espaço só seu, sem outras interrupções e outras marcas competindo com você.


Você pode construir, ainda, um app que não apenas venda seu produto e consiga descontos especiais, mas também utilizá-lo para ajudar seu cliente, oferecendo conteúdos de valor ali.


A implementação dessa estratégia é cara e exige certo tempo, já que demanda o desenvolvimento de um aplicativo por uma equipe de TI e depois surge o novo desafio de conseguir com que o público arrume um espacinho no celular e faça o download, mas é uma estratégia muito relevante, já que garante atenção total do público.


#11 Cursos

Você se garante naquilo que faz? Sua empresa tem muito conhecimento para oferecer ao seu público? Então, que tal investir no desenvolvimento de cursos especializados na sua área?


Os cursos são conteúdos extremamente relevantes para o público, o instruem no seu mercado, o leva a considerar sua empresa como muito mais que uma simples fornecedora de produtos e serviços e ainda garante um contato direto com pessoas que fazem parte do seu mercado.


Você ainda consegue, através dos cursos, informações relevantes sobre seu público, como nome, telefone, endereço, e-mail e muito mais, o que permite que você faça ações ainda mais direcionadas.


O curso exige basicamente o mesmo esforço da produção de vídeos e webinars, mas são conteúdos muito valiosos para a persona e demonstram uma forte empatia da empresa pelos seus consumidores.


#12 Guias


E por que não relembrar do Guia Michelin mais uma vez por aqui?


Se você possui algum produto que permita que você construa um guia, que não precisa ser apenas turístico, invista. É um tipo de material fácil de fazer e qualquer gráfica próxima a você pode produzir com qualidade. Depois, é só distribuir.


É um material rico, que o público guarda com carinho e sempre usa para consultar quando tem determinadas dúvidas.

Fluxograma

Finalizando...


Essas são apenas algumas mídias em que você pode investir para divulgar seus conteúdos.


Mas aqui vale a pena deixar claro: Você pode usar qualquer meio para levar conteúdo de valor para o seu público, o importante é justamente o valor entregue e não por onde será entregue.


Tem alguma mídia que gostaria de ver por aqui também? Tem alguma outra dúvida sobre o assunto? Manda aqui pra mim!

Comentários


bottom of page