top of page

Teoria das Recompensas e Consumo de Vingança: grandes oportunidades estão chegando para os empreende

  • Foto do escritor: Priscila Lemes Marques
    Priscila Lemes Marques
  • 27 de jul. de 2020
  • 5 min de leitura

Desde o início da crise instaurada em todo o mundo pelo novo coronavírus estamos descobrindo novos hábitos e, inclusive, tem se falado muito sobre “o novo normal”. Mas, independente de todas essas mudanças e desafios impostos por essa crise, quando tudo isso passar, estaremos diante de grandes oportunidades.


São dois fenômenos chamados de Teoria das Recompensas e Consumo de Vingança. É aquele sentimento de que você merece algo por ter atravessado esse período difícil e os planos que você faz, pensando “Quando isso tudo passar, eu vou fazer...”.


Vamos entender um pouco melhor esses fenômenos e como se preparar para aproveitar ao máximo essa oportunidade?

Mulher com roupa azul com várias sacolas de compras

O que é a Teoria das Recompensas e o fenômeno do Consumo de Vingança?

O sentimento de merecimento fica muito forte dentro de nós quando passamos por alguma privação, despertando em nós a vontade de fazer e ter algo. E é o que acontece por agora.


A pandemia nos privou de sair de casa, de encontrar amigos e familiares, de viajar, de “dar uma olhadinha” nas lojas, de ir a eventos e festas...


E é a partir daí que surge o desejo de consumir não apenas pelo utilitarismo dos produtos, mas pelo desejo de se recompensar por um desafio enfrentado.


O conceito não é novo e nos mostra que quando nos sentimos privados de algo e enfrentamos momentos difíceis, esse sentimento de buscar uma recompensa para si próprio fica muito forte.


E é a partir daí que surge o chamado “Consumo de Vingança”.


Quando pensamos “Quando isso passar, eu vou fazer isso/eu vou comprar aquilo...” e quando pensamos em comprar pelo desejo de recompensa por ter superado algo, geramos uma motivação para consumir e temos o fenômeno de mercado chamado de Consumo de Vingança.

Mulher com notebook, sentada na cama, olhando para seu cachorro

E como posso aproveitar esse momento em minha empresa?

Nesse instante é que percebemos que as empresas podem estar diante de uma grande oportunidade para retomar o fôlego nos negócios. Dessa forma, cabe às empresas agir rápido potencializando a marca, gerando esse desejo de consumo em seu público e terem atenção em como o seu mercado foi afetado pela pandemia.


É preciso também entender que há um interesse geral na retomada da economia local e global. Ou seja, você contará com o apoio, provavelmente, de bancos, órgãos públicos e da população local, na busca pela saúde financeira do seu negócio.


Para se dar bem nessa retomada você precisará se perguntar: Estou pronto para acelerar quando for a hora? Estou entendendo o novo comportamento do meu consumidor? Permaneci perto dos meus clientes nesse período? Estou preocupado em seguir as orientações dos órgãos de saúde?


Responder a essas perguntas será fundamental para traçar sua estratégia e retomar as atividades com força total, aproveitando esse curto espaço de tempo em que o consumo vai crescer bastante.

Mulher pensativa deitada, com notebook em mãos e em volta de vários materiais de escritório

Você precisará agir com empatia com seus clientes, funcionários, fornecedores e demais parceiros, entendendo a realidade de cada um. Lembre-se que todos passamos por um momento difícil e todas essas pessoas podem estar com a saúde mental abalada, inseguros com o futuro e, alguns, poder ter passado por dificuldades financeiras.


É imprescindível que você entenda o mercado em que você atua e estude as mudanças no comportamento de consumo, regras para abertura, quais são seus novos desafios, como você poderá enfrentá-los, como empresas parecidas com a sua estão enfrentando a retomada em outros mercados, etc.


Um número grande de pessoas modificou seus hábitos de consumo. Algumas mudaram radicalmente o estilo de vida, cuidando mais da sua saúde, consumindo produtos mais saudáveis ou praticando atividades físicas em casa. Outras passaram a comprar mais online e confiar mais nas compras pela Internet.


Enfim, as mudanças foram muitas e boa parte dessas pessoas não pretendem voltar aos hábitos antigos depois que a pandemia passar. Portanto, estude seu mercado e veja em que você vai precisar se adaptar para seguir atendendo ao seu público.


Outro fator que influenciará bastante sua relação com o público são os cuidados com a higiene, como limpeza do espaço, disponibilização de álcool gel, de quanto em quanto tempo você vai desinfetar o seu ambiente, etc. As pessoas passaram a se preocupar mais com a limpeza, tanto em casa, quanto fora. Portanto, você vai precisar se adaptar a esse fator também.


Um dos fatores mais importantes para você se destacar nesse momento vai ser o seu plano de ação para retomada e planejamento claro de como sua empresa vai trabalhar a partir de agora. Como ficará a estrutura, quantos funcionários serão necessários, o estoque, modelo de negócios, fluxo de caixa, necessidade de capital de giro, preços, como vai se comunicar com seu público, quais serão as suas ações principais, entre outros fatores extremamente importantes para manter uma empresa.


E, se até então você não trabalhava com digital, a pandemia com certeza te inseriu nesse universo “à força”. E é isso. O mundo é conectado, é digital e você vai precisar estudar essas ferramentas para permanecer próximo ao seu público e os canais de venda online, agendamento e delivery estão mais fortes que nunca.


Enfim, o mais importante nessa jornada será avaliar tudo que você aprendeu com esse período difícil que estamos enfrentando e manter sua resiliência, que é uma das principais características de empreendedores de sucesso. Lembre-se: desistir não é uma opção!

Várias pessoas unindo suas mãos com sinal de união

Quem vai ficar para trás?

Empresas que não estão se atentando para esse fenômeno que está se aproximando, que não estão estudando seu mercado, que não estão se mantendo próximas aos clientes (mesmo se estiverem fechadas por alguma restrição local) não vão conseguir aproveitar essa onda de consumo.


Isso porque esse momento de alto consumo vai ser intenso, mas vai passar muito rápido. Nem tudo será flores quando a pandemia passar. A economia vai estar enfraquecida, muitos negócios não vão resistir e haverá um número recorde de desempregados e logo o consumo vai se normalizar, não vai permanecer o consumo intenso por muito tempo.

E esse primeiro momento será muito importante para equilibrar o financeiro das empresas, que ganharão um fôlego para se reestabelecer no mercado e seguir os desafios diários.


Por isso, mesmo que sua empresa tenha perdido muito com a pandemia, você ainda precisa estar perto dos seus clientes, criar ações para permanecer ao lado deles. Caso contrário, você vai perder espaço para concorrentes, que vão conquistar as primeiras compras assim que tudo voltar ao normal, na medida do possível.


E, quem não está estudando o mercado e pensando que o consumidor continua exatamente igual a antes da pandemia, vai se dar muito mal e perder muitas vendas nesse caminho.

Reunião de pessoas com vários gráficos, computadores e tablets

Então, vamos fazer a diferença?

Permanecer ao lado do seu público nesse momento é de extrema importância, demonstra sua preocupação com ele e significa que você tem seu plano de ação muito bem definido.


Nesse momento, ferramentas como 5W2H, Canvas, Mapa da Empatia e Mapa da Jornada de compra serão extremamente importantes para te ajudar nessa retomada e nesse momento de fôlego na economia.


Permaneça firme e forte e não desista de seus objetivos. Coisas muito boas estão por vir! ♥

Comentários


bottom of page