top of page

Como desenvolver conteúdos que são Customer Centric?

  • Foto do escritor: Priscila Lemes Marques
    Priscila Lemes Marques
  • 7 de set. de 2020
  • 4 min de leitura

Ser Customer Centric é a nova estratégia das marcas que entenderam que o cliente está cada vez mais no controle e que é preciso ter empatia por quem consome seus produtos e serviços para oferecer o melhor da sua empresa para seu público.


Mas muito além de se comunicar Customer Centric, é preciso ser em toda sua essência uma empresa voltada para o cliente. E isso envolve todos os processos da empresa, desde a produção até o atendimento pós-venda.


Claro, o departamento de marketing não fica fora dessa jogada e entregar conteúdos com foco na audiência que vai recebê-los é fundamental para garantir os resultados também nas redes sociais.


Por isso, vamos ver aqui como ser customer centric em seus conteúdos. Preparados?


Por que fazer conteúdos com foco nas dores, desafios e desejos da audiência?


Os seus seguidores, clientes, fãs nas redes sociais são as pessoas que compõem a sua audiência e são eles os responsáveis por alavancar ou derrubar seu engajamento. E é por isso que você precisa pensar nessas pessoas.


São pessoas que estão nas redes sociais recebendo um número excessivo de conteúdos, alguns com bastante utilidades, outros nem tanto. E, em meio a esse grande número de informações, é que o conteúdo de valor se destaca.


A tendência é que cada vez mais nós passemos a filtrar as mensagens que recebemos e a considerar somente aquilo que nos traz algum tipo de valor, que pode nos ser útil.


Para se fazer presente, portanto, será necessário trazer conteúdos com conteúdos que tenham mais valor para o seu público, se colocando no lugar dessas pessoas e entendendo como trazer para elas conteúdos que sejam relevantes.


Produzir conteúdo só para se fazer presente não traz resultados mais. Você deve priorizar a qualidade das informações que irá levar para seu público e não a quantidade.

Mulher olhando pela janela pensativa com notebook sobre a mesa e caderno

Conteúdos customer centric quebram objeções


Os conteúdos desenvolvidos com foco no cliente quebram todas as objeções que ele pode ter antes de comprar de você. Isso porque o conteúdo pensado para sua audiência deixa claro tudo sobre seus processos, seu atendimento, o que você vende, como vende e pra que vende.


Além disso, produzir conteúdo é uma estratégia para guiar o cliente ao longo do seu funil de vendas. Ou seja, a sua persona só vai chegar na etapa de compra quando estiver pronta para comprar.


É preciso ser relevante


Antes de mais nada, ao pensar seu conteúdo, você precisará ser relevante no que diz e, para ser relevante, precisará abordar assuntos que sejam do interesse do seu público e não do seu interesse pessoal.


Para isso, você precisará conversar com essa audiência, pesquisar sobre esse público, entender porque começam e param de seguir contas, o que as leva para seu mercado, o que te aproxima da realidade delas, qual tipo de conteúdo agrega mais valor à sua rotina.


Tem que ser autêntico


Um conteúdo focado na audiência também precisa ser autêntico. Não adianta mais fazer mais do mesmo, publicar o que todo mundo está falando sobre. Sua audiência é espera o suficiente para entender e ignorar você quando isso acontece.


Você precisará falar sobre assuntos pertinentes a esse público de uma forma única, de um jeito que seja particular a sua marca e sobre assuntos aos quais você tem domínio e interesse.


Uma boa dica, nesses casos, é ligar seu universo pessoal ao mercado, com séries, artistas, músicas, jogos que você gosta, por exemplo.


Assim, você passa a informação e a sua essência de uma só vez e atrai pessoas que sejam ligadas ao universo da sua marca, criando conexões reais.


Entender as dores da persona é prioridade


Um conteúdo customer centric é aquele que, antes de ser publicado, é estudado e desenvolvimento para aliviar uma dor da sua persona. Inclusive, listar as dores da sua persona pode ser uma das melhores formas de descobrir novos conteúdos para publicar.


Anote todas as dores que a sua persona possui e entenda quais tipos de conteúdo podem ajudá-la a resolver essas questões.


Por exemplo: sua persona tem dificuldades em comprar brincos que combinem com suas roupas. Traga um conteúdo sobre combinações, paleta de cores para roupas, etc.


O que contribui para o dia-a-dia da persona?


Entendendo as dificuldades que a sua persona enfrenta em sua rotina, será possível desenvolver conteúdos que a ajude a quebrar essas barreiras e facilitar seu dia-a-dia.


O seu intuito deverá ser ajudar sempre essa pessoa a resolver um desafio que enfrenta diariamente, algo que muitas vezes ela nem sabe que pode solucionar ou mudar o comportamento para melhorar a rotina.


Dessa forma, você será útil, inesquecível e mostrará empatia pela dor do outro.

Pessoa marcando com caneta 'ok' em uma lista

Como minha marca pode ser útil?


Se você tem o costume de interagir com sua audiência nas redes sociais, provavelmente recebe muitas perguntas e feedbacks sobre determinados assuntos.


Aqui, você pode também pesquisar em outros perfis do seu nicho para entender melhor quais dúvidas seu público tem sobre o assunto.


Separando todas essas dificuldades, dúvidas, ideias errôneas que a sua audiência tem sobre o assunto, você poderá abordar conteúdos que a ajude entender melhor essas questões.


Evite falar o tempo todo sobre seu produto, seu serviço, sobre você. Tire você dos holofotes e coloque o cliente como a estrela do seu conteúdo e só assim você conseguirá ser útil.


Quais tipos de conteúdo posso criar?


É preciso entender sua audiência para saber que tipo de conteúdo agrega mais valor para ela. Também é necessário se adequar às redes sociais em que está atuando. Entretanto, conteúdos que podem trazer bons resultados quando o assunto é ajudar uma audiência são:


  • Posts que respondem a dúvidas

  • Infográficos com dados do mercado

  • Passo-a-passo

  • Vídeos explicativos

  • Lives para interação

  • Blogposts

  • Posts que respondem ao autocompletar do Google

  • Jogos/quizzes de perguntas e respostas

  • Pílulas diárias de conteúdo

  • Certo e errado


Esses são apenas alguns exemplos de modelos que conteúdo que você pode utilizar para criar posts que tenham foco em seu cliente.

Mesa com celular, caneta, fone de ouvido e book

... Foco no cliente e mão na massa no conteúdo!


Focar no cliente é a melhor estratégia para alcançar o sucesso quando o assunto é criação de conteúdo. Fazer conteúdo por fazer é desperdiçar um tempo e um dinheiro que você não tem sobrando! É preciso criar com estratégia e o foco principal é sempre a conquista de mais audiência/clientes.


Se você quer conquistar esses clientes, nada melhor que produzir pensando neles, se colocando no lugar deles para conseguir alcançar os resultados desejados.


Precisa de ajuda para produzir conteúdo? Fale comigo por aqui ou em algum dos canais de atendimento.

Comentários


bottom of page