top of page

03 passos para entender o mercado de seus clientes para começar a produzir conteúdo para eles

  • Foto do escritor: Priscila Lemes Marques
    Priscila Lemes Marques
  • 9 de set. de 2020
  • 4 min de leitura

Antes de começar a produzir conteúdo para as contas de seus clientes, proprietários de agências pequenas, consultores e free lancers tem o desafio de entender o mercado em que esses clientes atuam.


Como o público se comporta? Que tipo de conteúdo funciona melhor para essas pessoas? Como ser relevante nesse mercado? Uma coisa é produzir conteúdo que traz resultado para a sua conta, para o seu mercado, para conquistar o seu público e outra é conquistar um cliente e precisar trazer resultados para ele.


Para te ajudar, trouxe 03 passos para você conseguir entender o mercado de seus clientes e ser mais assertivo na entrega dos seus conteúdos e anúncios.


Vamos ver quais são esses passos?


#01 Briefing bem feito


O primeiro passo para entender as expectativas do seu cliente e como é o seu mercado de atuação é um briefing muito bem feito, completo e que alinhe todas as perspectivas do projeto.


No briefing será possível descobrir mais detalhes sobre o mercado em que seu cliente atua, como são seus clientes, quais são as dores dos clientes deles, quais problemas eles buscam solucionar através do produto/serviço que compra de seu cliente e como se relacionam com a marca.


Também será possível entender em quais canais seu cliente atende o público dele, como atende e o nível de conexão entre ele e os seus consumidores, se são próximos ou não, se tem um relacionamento forte ou não.


A partir de todas essas informações, desenvolver uma estratégia de conteúdo mais eficaz para as redes sociais desse cliente ficará muito mais prático, pois você terá informações mais concretas sobre o que precisa ser feito.


BAIXE AQUI SEU MODELO DE BRIEFING

Páginas web flutuando - mockup

#02 Pesquisa referências no mercado


Você já sabe o que seu cliente espera de você e como é o relacionamento dele com seu público. Agora é hora de buscar referências nesse mercado.


A busca por outras referências do mesmo setor vai te guiar para entender melhor como é a dinâmica por ali e você vai conseguir ter uma visão mais ampla do que funciona e não funciona nesse mercado.


Busque pelas empresas que estão alcançando os melhores resultados em suas estratégias online para entender mais esse público específico, como eles se relacionam com outras marcas e o que buscam.


Você pode encontrar referências também em mercados similares a esse, sem ser necessariamente concorrentes. Essas referências de mercados parecidos são importantes para entender o comportamento desse público com as marcas que curte e que tipo de conteúdo essas marcas estão produzindo.


Você pode utilizar-se também de referências de gostos pessoais dessas pessoas. Por exemplo, no briefing você identificou que o público, em sua maioria, gosta de futebol, mas seu mercado é consultoria para donos de lojas de sapatos masculinos. Aproveite o gancho e faça uma conexão entre os dois universos.


Em seguida, você pode anotar todos os pontos percebidos em toda essa pesquisa, as principais características, preferências desse mercado e organizar todas as ideias encontradas nessa jornada.



#03 Comece a produzir!


Você já tem todas as informações que precisa para começar, já estudou o mercado, já estudou seu cliente, já estudou o público-alvo do seu cliente. Agora é hora de colocar em prática.


As informações mais importantes do mercado você vai conseguir a partir do momento que começar a produzir e colocar em jogo seu conteúdo, analisando os resultados dos posts, o engajamento com o perfil e entendendo quais conteúdos você produziu que gerou os melhores resultados e os piores.


Essa experiência direta de publicação do conteúdo vai ser o passo mais importante para entender o que funciona ou não no perfil desse cliente.


Utilize as referências pessoais do dono da marca, os gostos do público, os formatos de conteúdo mais variados, leve conteúdo de valor para essas pessoas e nunca deixe de analisar os resultados. Dessa forma, você conseguirá entender bem como funciona a dinâmica por ali e conseguirá ser cada vez mais eficaz na entrega de conteúdo para o perfil dos seus clientes.

Pessoa digitando no notebook com porta-lápis ao lado e xícara de café do outro

Dicas bônus


Além de seguir esses três passos, há algumas outras ações que você pode se atentar para te ajudar nesse processo de compreensão do segmento de atuação de um cliente seu.


Algumas dicas extras para te ajudar nesse processo são:


  • Não confunda o mercado do seu cliente com o seu. Os públicos são diferentes;

  • Não deixe nunca de mensurar os resultados. O que for preciso ajustar, ajuste;

  • Conteúdo de valor é rei em qualquer circunstância;

  • Suas campanhas devem seguir a mesma lógica do mercado;

  • A soma criatividade + referências + foco na persona nunca falha;

  • Na dúvida, converse com o dono da empresa;

  • Não se esqueça de sempre abastecer o seu banco de referências. Essa pesquisa deve ser constante, pois o mercado evolui;

  • Entregue o seu melhor para esse cliente. Assim como você faz pela sua marca, faça pela dele.


... Pronto para conhecer outros mercados?


Em nosso segmento sempre é preciso conhecer outros mercados. Afinal, produzimos campanhas publicitárias e conteúdos para nossos clientes, que são dos mais variados segmentos.


Por isso, seguir esse passo-a-passo vai te ajudar se orientar nessa jornada de entregar o melhor dos seus projetos para cada um de seus clientes.


Criatividade não é o suficiente, é preciso trazer sempre os conceitos para o universo daquele mercado, daquela marca, daquele público-alvo.


Gostou do conteúdo? Quer uma mãozinha na produção do conteúdo de seus clientes para desafogar um pouco das suas tarefas? Deixe um comentário aqui no post ou me mande uma mensagem em um dos canais de atendimento. Fico te esperando, viu?

Comentários


bottom of page